Um aluno do caratê do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Dr. Sérgio Mainente, no Bairro Esmeralda, foi destaque na fase final do Campeonato Paulista, realizada em São Bernardo do Campo, no mês de junho. Davidy Santos da Silva, de 15 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria Cadete Kyu acima -70kg. O título serve de incentivo para buscar novas conquistas. O rapaz quer ser campeão mundial, enquanto isso não acontece segue ajudando nas aulas do projeto social onde iniciou.
Graduado no Cafe, o rapaz pratica caratê há 9 anos e decidiu entrar para as competições no ano passado, quando ficou em 14º no ranking nacional. Na etapa de São Bernardo encarou adversários importantes, incluindo um atleta que pertencem a atual Seleção Brasileira, aonde Silva também quer chegar.
O bom rendimento o classificou para etapa do Brasileiro, que será disputada este mês, no Rio de Janeiro. Se superada esta etapa ele segue para a final em Recife, no final do ano.
“Foi muito legal participar desta competição, estou focado nas competições. Comecei no Cafe como qualquer outro aluno, sem nenhuma expectativa. Gostei comecei a competir no passado e estou muito feliz com meu desempenho. Quero chegar na Seleção Brasileira, conquistar o Mundial”, festeja o atleta.
O responsável por incentivar o jovem a treinar o caratê foi o sensei Alexandre Daniel Spacassassi, professor da modalidade no Cafe Sérgio Mainente. “Fico muito feliz quando vejo um aluno nosso se destacando. Ele continua treinando com a gente e ainda me ajuda nas aulas das crianças. Isso é muito legal”.
O técnico da seleção de caratê de Praia Grande, Allan Jozala, já deu aula no Projeto Social onde o carateca começou e sabe da importância desse contato com o esporte. “A gente sabe que o caminho é longo, mas o David tem muito potencial para isso. Ficamos muito felizes por mais essa conquista e sabemos que ele vai servir de exemplo para as crianças do caratê dos PICs e Cafes”.
Aulas – Nas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), crianças, jovens e adultos têm acessos a modalidades esportivas, culturais e de lazer. Uma das modalidades mais procuradas é o caratê, cuja idade mínima para participar é 6 anos. Para participar basta procurar uma das unidades dos projetos sociais ou ligar para 3496-5039.
Assim como o rapaz, outros atletas do caratê dos projetos sociais da Cidade são indicados todo o ano para as equipes de competição de Praia Grande. A equipe que competiu em São Bernardo do Campo foi composta por 32 atletas. Parte deles selecionados nos PICs e Cafes.
Ambos os serviços foram criados pela Secretaria de Assistência Social de Praia Grande, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e estão ativos em sete unidades distribuídas pela Cidade.
Mín. 15° Máx. 28°