No último sábado, 23 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o encerramento das atividades presenciais do Curso de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), realizado no Complexo da Swift de Educação e Cultura. O evento marcou o último encontro de formação do ano para as professoras e gestoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Rio Preto.
O curso, que teve uma carga horária total de 126 horas, divididas entre 64 horas presenciais e 62 horas não presenciais, tem como objetivo aprimorar a prática pedagógica na educação infantil, com foco na leitura e na escrita. Ao longo de 2024, as cursistas realizaram encontros aos sábados, com carga de 8 horas. Outro grupo de professoras realizou este curso às segundas-feiras, durante a noite, com o cumprimento da mesma carga horári, porém com a realização de 16 encontros de 4 horas.
Organizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru em parceria com os municípios, o LEEI faz parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Governo Federal que busca assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Em Rio Preto, 230 educadores participaram da formação, que contou também com a presença de coordenadores pedagógicos.
Reflexões sobre o ensino da leitura e escrita
A professora formadora Elaine Cristina Guzzi da Silva destacou a importância da formação continuada para a educação infantil, ressaltando que o LEEI vai além do desenvolvimento de aprendizagens em leitura e escrita. Segundo ela, o programa também visa promover uma reflexão mais ampla sobre o significado da infância e como aproximar as crianças de experiências que façam sentido em suas vidas.
“Este é o último encontro, onde estamos fazendo o fechamento local. Vamos refletir sobre o que as professoras vivenciaram ao longo do ano, quais eram as expectativas no início do curso e como resolveram as questões práticas que surgiram no cotidiano escolar. Nosso objetivo é analisar os impactos dessa formação na prática pedagógica delas e, além disso, teremos um seminário geral, no próximo dia 6 de dezembro, quando todas as cursistas e formadoras do Polo Bauru do LEEI se reunirão de forma online para compartilhar suas experiências”, explicou a professora Elaine.
Ela ainda destacou a importância da formação cultural, tanto para as professoras quanto para as crianças, enfatizando que o programa investiu no acesso à boa literatura, à música de qualidade e a experiências culturais, como exposições e visitas ao Sesc. “A formação cultural é essencial, pois tem impacto direto na forma como as professoras ampliam as experiências culturais das crianças e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento delas”, afirmou.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
A adesão de Rio Preto ao “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” aconteceu em janeiro de 2024, com a participação da secretária de Educação Fabiana Zanquetta e da coordenadora de Políticas Públicas Leandra Justo Herrera na 1ª Reunião de Formação do programa. O compromisso é uma colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.
Além disso, o programa tem como meta recompor as aprendizagens afetadas pela pandemia, com foco especial na alfabetização de crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental.
O encerramento do LEEI marca um importante avanço na formação continuada dos profissionais da educação infantil de Rio Preto, contribuindo para um futuro mais inclusivo e igualitário na aprendizagem das crianças da cidade.
Imagens:Cristiano Furquim / Secretaria de Educação
Mín. 15° Máx. 28°