A Casa SP Afro Antônio Pompêo recebe, nesta quarta-feira, 27/11, às 20h, a palestra “Lei Áurea”, baseada no documentário homônimo. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas on-line. O evento integra o Novembro Negro. O projeto propõe a reflexão sobre o racismo, a partir do depoimento de afrodescendentes de São José do Rio Preto.
Os palestrantes são a artista e ativista Lila Santiago, e o professor, escritor e pesquisador Vladimir Miguel Rodrigues, responsável pelo roteiro do documentário, que tem direção do artista visual João Polizelli.
O objetivo é rememorar o período da escravidão, sobretudo a “abolição incompleta” proporcionada pela histórica Lei Áurea (1888), que, mesmo depois de mais de 130 anos, não foi suficiente para eliminar a desigualdade entre negros e brancos na sociedade brasileira. O documentário traz depoimentos de rio-pretenses, que relatam maneiras pelas quais a herança escravista se manifesta na cidade e no país, desconstruindo a tese da democracia racial.
As aulas de capoeira, com o mestre Bahia (Abadá Capoeira) acontecem na terça, 26/11, às 20h, e na quinta-feira, 28/11, às 18h, também na Casa SP Afro. As aulas são gratuitas e abertas à comunidade. Não é necessário ter conhecimento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (17) 99735-8607. Para participar, basta comparecer no horário da aula com documento pessoal de identificação.
Nesta semana, acontece também mais uma aula da oficina de marcenaria, na quarta-feira, dia 27/11, a partir das 13h30. Em cada sessão, os participantes aprendem a fazer utensílios domésticos ou decorativos como tábuas de corte, apoio móvel para vasos, casas de passarinhos, entre outros. Todos os materiais e ferramentas estão incluídos. A atividade é uma parceria com a Associação de Reintegração Assistencial (ARA).
Na terça-feira, dia 26/11, às 9h, o bailarino David Balt fará duas apresentações na Casa SP Afro: “Cemitério dos Vivos/Diário Lima Barreto” e “Reconstruir”, com as crianças do Projeto Mundo Novo Nova Esperança. O público-alvo são professores, coordenadores e colaboradores de escolas. Após a apresentação, haverá roda de conversa sobre o racismo estrutural.
Na quinta-feira, dia 27/11, no período da manhã, a equipe da Casa fala sobre os serviços prestados na reunião do Intersetorial Região HB. No mesmo dia, à tarde, o assunto é diversidade e identidade com as crianças do Serviço Social São Judas. No dia seguinte, sexta-feira, 29/11, será a vez das crianças da Associação Paraíso - Projeto Mundo Novo - Talhado.
A Casa SP Afro Antônio Pompêo fica na avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Santa Lucia. Localização: https://maps.app.goo.gl/q6uZLfVZpEtfazAs6
Mín. 15° Máx. 28°