Os professores Rogério de Souza Duarte e Aniela Noelle Coelho, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, estiveram em Rio Preto nesta sexta-feira, 21/6, para ministrar um curso de Auriculoterapia. As aulas foram ministradas no auditório da Secretaria de Saúde, com o objetivo de capacitar profissionais de nível superior a aplicarem a técnica em seus postos de trabalho.
O curso de Auriculoterapia é realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a UFSC. A parte teórica pode ser acessada de forma remota, enquanto a prática é levada para cidades-polo, como Rio Preto.
A auriculoterapia é uma técnica que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, auxiliando no tratamento de diversos problemas de saúde. A terapia faz parte das Práticas Integrativas Complementares (PICs) de Saúde do SUS, e, em Rio Preto, é utilizada em atendimentos multidisciplinares, por profissionais capacitados da Atenção Básica.
A técnica requer o uso de pinças, sementes de mostarda, esparadrapo e placas especializadas para agrupar as sementes. Na orelha são mapeados 200 pontos auriculares, utilizados para o diagnóstico e tratamento complementar de patologias de âmbito físico, mental e emocional.
"A auriculoterapia não exige uma estrutura complexa, não é cara e traz muitos benefícios para o pacientes", afirma a assessora especial da Saúde, Paula Sodré.
O acesso para a terapia na rede municipal de saúde é realizado a partir da avaliação e da indicação de profissionais da saúde da Atenção Básica.
Mín. 15° Máx. 28°