O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, recebeu na tarde desta terça-feira, 18/6, a visita da carateca rio-pretense Lara Milan Neves que, aos 10 anos de idade, já coleciona títulos: entre outras conquistas, já venceu três campeonatos paulistas e dois brasileiros.
Agora, a atleta sonha em dar mais um passo em sua carreira promissora: representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê-Do Shotokan da Japan Karate Association (JKA), que será realizado em Takasaki, no Japão, entre os dias 25 e 27 de outubro deste ano.
A atleta estava acompanhada de sua mãe, Claudine Elaine Milan Neves, e do sensei Fábio Simões, responsável pelo ensino e treinamento de Lara. Também participaram do encontro o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Silva, e o assessor da pasta Altair Moioli.
“Você é uma inspiração para nossos jovens atletas, que participam das modalidades de iniciação esportiva para o município. Hoje, temos cerca de 5 mil crianças praticando esportes nessas aulas. Parabéns pela sua carreira vitoriosa e que venham muitos outros títulos”, disse o prefeito à carateca, durante o encontro.
Lara está determinada em ter uma boa participação no Mundial. “Estou competindo na categoria de 10 anos, nas modalidades kata e kumite. Acho que essa participação vai ser muito legal. Minha preparação está focada, com muitos treinos, para dar o meu melhor no campeonato."
A rotina de treinamentos é realmente intensa, como destaca o sensei, que vê na atleta um grande potencial. "A Lara realmente é um talento. Ela é boa de luta e de kata, que é uma luta imaginária. Treina de segunda a sábado, por no mínimo uma hora e meia cada dia. Pelo tempo de treino, ela está excelente. Está realmente preparada para o campeonato mundial", diz Simões.
No momento, a família tenta apoio para concretizar o sonho da participação no Mundial. "A preparação da Lara está indo muito bem. Ela e o Fábio têm se dedicado bastante nos treinos. O que está faltando é recurso financeiro, pois é uma viagem muito cara. Temos que cobrir custos de passagens e hospedagem, o que acaba pesando bastante. Ela ainda é muito jovem e não tem nenhum tipo de patrocínio”, explica Claudine.
O secretário Gustavo Silva já agendou um novo encontro com o treinador para tratar especificamente de apoio. Além disso, a família conta com contribuições espontâneas para a atleta, por meio de uma campanha de arrecadação divulgada nas redes sociais da atleta.
1º lugar no Campeonato Paulista de Karatê JKA - Kata - misto 8 anos
1º lugar no Campeonato Paulista de Karatê JKA - Kata - misto 8 anos; 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê JKA - Kata - feminino 9-10 anos; 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê JKA - Kumite - feminino 9-10 anos
1º lugar no Campeonato Paulista de Karatê JKA - Kata - feminino 9 anos; 1º lugar no Campeonato Paulista de Karatê JKA - Kumite
Mín. 18° Máx. 30°