Teve início na manhã desta quarta-feira, 22/5, a Exposição GCM 18 anos, em comemoração ao décimo oitavo aniversário da Guarda Civil de Rio Preto de Rio Preto. A cerimônia de abertura foi realizada no saguão principal do Shopping Cidade Norte e contou com a presença de autoridades municipais.
“Mais do que uma corporação, a GCM já se tornou uma instituição para a nossa cidade. Seu trabalho é fundamental, sobretudo no atendimento às nossas mulheres, por meio da Patrulha Maria da Penha, e às crianças, com a Ronda Escolar” destacou o prefeito.
Antes mesmo da abertura oficial, a exposição já chamava a atenção dos frequentadores do shopping, como a dona de casa, Andrea Gonçalves. “O mais legal que achei na exposição foi poder ter contato com os apetrechos utilizados por eles. O taser, o gás pimenta e as algemas são coisas que a gente nunca vê de perto. Muito interessante. Além disso, eles estão todos de parabéns pelos 18 anos da Guarda”, comentou.
De acordo com secretário de Segurança Pública de Rio Preto, Luís Henrique Di Jacintho, a exposição ajuda a aproximar, ainda mais, os rio-pretenses dos agentes da GCM. "É uma satisfação poder detalhar para a população o trabalho dos nossos agentes. São ações desenvolvidas rotineiramente pelos diferentes destacamentos da Guarda Civil Municipal."
Sensação semelhante é compartilhada pelo comandante da Guarda, Wellington Aurélio Aparecido da Silva. "A gente percebe aqui, pelo carinho da população, e principalmente das crianças, como o vínculo da GCM com os cidadãos se fortalece a cada dia. E, nesse cenário, a exposição vem para marcar à altura essa comemoração dos 18 anos de instituição da Guarda Civil Municipal", comentou.
Além do prefeito, do secretário de Segurança Pública e do comando da GCM, participaram da cerimônia os secretários municipais Amaury Hernandes (Trânsito), Mário Soler (Comunicação), e Zeca Moreira (Gabinete). Do Legislativo, além do Presidente Paulo Pauléra, compareceram os vereadores Bruno Moura e Renato Pupo.
Montada pelas secretarias de Segurança Pública e de Comunicação – sob a supervisão da própria corporação –, a exposição exibe 27 imagens que retratam o trabalho diário das diferentes divisões de atuação da GCM, que incluem Patrulha Maria da Penha, Videomonitoramento, Patrulha Rural, Roda Escolar, Operação com Cães e Patrulhamento Preventivo.
A produção fotográfica coube ao repórter fotográfico Ivan Feitosa, que é servidor de carreira da Secretaria de Comunicação. Também estão expostos os principais fardamentos; os equipamentos utilizados pelos agentes no patrulhamento – como algemas, gás pimenta, gás lacrimogêneo e taser (arma de choque).
Além disso, duas viaturas caracterizadas estão à disposição dos visitantes que podem tirar fotos nos veículos. “A Guarda atua diretamente no dia a dia da cidade e, por isso, é fundamental prestar contas do trabalho realizado e detalhar como essa atuação ocorre”, explicou o jornalista e secretário de Comunicação de Rio Preto, Mário Soler.
A curadoria da exposição ficou a cargo do agente da GCM Roger Assis, a organização é da jornalista Jaqueline Barros e o conceito visual do arte-finalista Moisés Júnior – todos servidores municipais.
CONFIRAS AS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO
A exposição está montada no saguão da entrada principal do Shopping Cidade Norte, e permanecerá no local até o dia 30 de maio – feriado de Corpus Christi, com visitação acompanhada por agentes da GCM das 10h30 às 12h e das 18h às 22h. No dia 1º de junho, a exposição será transferida para o Riopreto Shopping, onde permanecerá na praça 4, em frente a loja Drill, até o dia 9 de junho.
Mín. 18° Máx. 30°