As ações educativas com alunos das escolas municipais de Rio Preto, na Base Operacional da Polícia Rodoviária Federal, continuaram nesta sexta-feira, 10/5, com mais de 240 alunos que participaram do ciclo de atividades em alusão ao Maio Amarelo.
Desde a abertura da programação na última segunda-feira, dia 6/5, alunos do 9º ano de quatro escolas da rede – EM Luiz Jacob, Roberto Jorge, Michel Pedro Sawaya e Darcy Ribeiro, vivenciaram as experiências propostas pela PRF em parceria com alunos de medicina da Unilago.
Os adolescentes recebem orientações quanto à conscientização e responsabilidade de motoristas e passageiros para um trânsito seguro. A apresentação é feita com veículos acidentados enquanto recebem orientações sobre as causas e consequências dos acidentes.
O veículo acidentado é utilizado como elemento pedagógico para fixar as informações que os adolescentes recebem durante a palestra educativa. Além disso, ainda é simulado um resgate com vítima de queda após acidente de motocicleta.
“Estamos observando um impacto muito positivo nos alunos que passaram, até agora, pelo evento. Além das oficinas temáticas, eles também participam de dinâmicas que levam à reflexão sobre valores, conflitos na adolescência e vida em sociedade”, afirma o Inspetor da PRF, Flávio Catarucci.
A secretária de Educação Fabiana Zanquetta aponta a importância para a faixa etária que está sendo trabalhada. “As ações de conscientização no trânsito acontecem em vários momentos com todas as idades nas escolas municipais. Essa, em parceria com a PRF, é muito importante, dada a idade em que estes adolescentes se encontram. Logo serão motoristas habilitados e precisam de ações mais incisivas para adquirirem consciência”, afirma.
O diretor de Engenharia e Operações da Triunfo Transbrasiliana, Daniel Victorino, diz que as ações acontecem pela valorização da vida. “A conscientização pela segurança viária é um trabalho constante da concessionária e o Maio Amarelo serve para reforçar essas iniciativas ao chamar atenção para a valorização da vida junto aos usuários, motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres”, completa.
Os ciclos de atividades com os alunos da rede municipal seguem durante a próxima semana até o dia 17, e a previsão é que mais de 220 alunos participem da ação.
Fotos:Josy Caetano/Secretaria de Educação
Mín. 18° Máx. 30°