Na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro, o prefeito Edinho Araújo, acompanhado pela secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, inaugurou a ampliação e reforma da Escola Municipal Oldemar Stobbe, localizada no Jardim Gabriela. A obra, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), trouxe melhorias significativas para a instituição, que atende cerca de 405 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Com um investimento de R$ 3.161.187,78, foram construídas quatro novas salas de aula, dois conjuntos de banheiros (feminino e masculino), um banheiro adaptado para pessoas com deficiência, além de um depósito e reparos na cozinha, na cobertura da quadra e na passarela de acesso à escola. Com a ampliação, a capacidade da escola aumentará para atender até 600 estudantes.
“É gratificante voltar a uma escola que inauguramos há 19 anos e anunciar melhorias. Isso mostra nosso compromisso com a Educação e com toda a comunidade”, afirmou Edinho Araújo, lembrando do histórico da unidade, que foi inaugurada em sua primeira gestão, em 2005.
A diretora Elaine Regina Ribeiro expressou sua satisfação com as novas instalações. “Estamos muito felizes com a reforma, que é um sonho da comunidade. As novas salas aumentarão nossa capacidade, permitindo atender mais 200 alunos, além de oferecer uma sala de Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiências, incluindo autistas”, destacou.
O coordenador pedagógico Denis Antônio Alonso também ressaltou a importância das mudanças. “Essa reforma proporciona condições melhores para o trabalho pedagógico. O laboratório de informática foi totalmente reformado, o que permitirá que as crianças usem a tecnologia de maneira adequada. As melhorias nos espaços externos da escola também contribuirão para o aprendizado”, explicou.
O vereador Robson Ricci, morador da região desde a infância, compartilhou sua emoção com a conclusão da obra. “É uma alegria pessoal, pois vi o Jardim Gabriela se transformar. Esta escola representa um passo importante para a comunidade. Acredito que, quando construímos escolas, fechamos presídios; a educação é a base de tudo”, refletiu.
O evento contou com a presença de outras autoridades, incluindo o chefe de Gabinete, Zeca Moreira, e os vereadores Jean Charles e Odélio Chaves, além de familiares do professor Oldemar Stobbe, homenageado com o nome da escola.
Com a ampliação, a escola municipal Oldemar Stobbe se consolida como um espaço de aprendizado ainda mais abrangente, refletindo o compromisso da administração municipal com a educação de qualidade.
Oldemar Stobbe, conhecido como Professor Zizo, nasceu em 27 de agosto de 1954, em Campo Mourão, Paraná. Filho de Alfredo e Zelinda Stimer Stobbe, viveu sua infância ao lado dos irmãos Evaldo, José Carlos e seu irmão gêmeo, Osmar.
Formou-se em Filosofia (1981) e Pedagogia (1984), foi um estudioso sobre alfabetização e identidade. Um educador notável, com passagens em instituições como a Faculdade de Itatiba e as faculdades UNILAGO, UNORP (atual Unorte), UNIRP, e Dom Pedro, além de lecionar em Barretos e orientar alunos de pós-graduação.
Interessado em Filosofia e Teologia, ingressou no seminário dos Franciscanos em Nova Veneza (1975-1981). Foi convidado a fazer um estágio na Igreja Basílica, no bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto, onde conheceu aquela que seria sua esposa. Casou-se com Teresa Calvo Sotelo, em 1982, com quem teve dois filhos: Paula Calvo Sotelo Stobbe e Lucas Calvo Sotelo Stobbe.
Deixou na memória e no coração dos seus amigos e familiares a imagem de um homem alegre e que transmitia alegria para todos que o cercavam. Professor Zizo sempre repetia que o estudo é uma chance de ter uma vida melhor, e que a sabedoria ninguém nos tira. Faleceu em 31 de agosto de 1996.
Mín. 15° Máx. 28°