Nesta semana, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ednéia Margareth de Azevedo da Silva, está trabalhando a temática Alimentação Saudável para os estudantes dos 4º e 5º anos da escola municipal Antônio de Souza.
Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Kesi Cristina Franco Tiosso, o assunto abordado em sala de aula, o “Açúcar escondido nos alimentos”, é de muito interesse uma vez que o tema dialoga com o projeto que a escola já desenvolve. Para a educadora, a palestra trouxe reflexões para as crianças acerca dos prejuízos do excesso de açúcar no organismo, ensinou os estudantes a identificar o açúcar escondido nos alimentos através das informações contidas nos rótulos dos produtos.
Para a nutricionista da SME, a reflexão é importante porque leva os alunos a optarem por alimentos saudáveis, preparados em casa, e não para aqueles que compramos prontos. “O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a quantidade de açúcar escondidos nos alimentos industrializados e, como eu sempre digo na hora de cozinhar: descasque mais e desembale menos”, diz Ednéia Margareth da Silva.
Por meio de amostragem em gramas, a nutricionista mostrou aos alunos a quantidade de açúcar contida em alguns produtos industrializados dando ênfase sempre à importância de uma boa alimentação.
“As crianças esclareceram dúvidas e perceberam também o quanto de açúcar eles consomem sem a consciência. Em muitos alimentos eles nem imaginavam que continham açúcar. Nós esperamos que através das aprendizagens elas consigam atuar como agentes multiplicadores de uma alimentação saudável em casa com as suas famílias”, diz a coordenadora da escola Antônio de Souza, Kesi Cristina Franco Tiosso.
Na próxima semana as atenções estarão voltadas para os alunos menores, dos 1º, 2º e 3º anos. A atividade pedagógica prevê a participação das crianças em uma degustação de alimentos crus como palitos de cenoura e beterraba com molho natural de iogurte.
O trabalho faz parte do Programa Educação Alimentar e Nutricional promovido pela SME com a finalidade de incentivar a alimentação saudável não apenas na escola, mas também na casa dos próprios alunos.
Priorizar produtos naturais como legumes, frutas e hortaliças é uma das melhores alternativas para o bem-estar e qualidade de vida. Seguir uma alimentação saudável ajuda a prevenir e tratar problemas de saúde, como a pressão alta e a diabetes, tão comuns hoje em dia.
Mín. 18° Máx. 30°