O Conselho de Alimenta Escolar (CAE), órgão social que fiscaliza a merenda na rede pública municipal, realizou nesta quinta-feira (4) uma visita técnica ao Galpão da Merenda Escolar.
Os conselheiros Thais de Oliveira e Daniel Martins foram recebidos pela administração do serviço vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que explicou sobre a rotina do trabalho.
O Galpão localizado às margens da rodovia Washington Luiz recebe todo o estoque de alimentos não-perecíveis destinados à merenda, com renovação a cada 15 dias.
Uma das competências e responsabilidades do Conselho é acompanhar e fiscalizar todas as ações.
“Foi muito interessante verificar a boa organização dos alimentos, que ficam em locais adequados, arejados, bem distribuídos e agrupados conforme a logística de entrega nas creches e escolas”, comentou Thais.
A equipe do Galpão explicou que o prédio é lavado dia sim, dia não e que passa por dedetização todas as sextas-feiras.
Uma dupla de nutricionistas visita diariamente as unidades escolares para verificar a efetividade do abastecimento.
O Galpão da Merenda também recebe os alimentos excedentes, recolhidos nas unidades escolares. A sobras de hortifrútis são destinadas ao Banco Municipal de Alimentos – que atende famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional – e as carnes são refrigeradas para serem distribuídas, assim como os gêneros secos.
Um rígido controle de qualidade garante a sanidade dos itens e evita que haja qualquer desperdício. Com colaboração de Daniel Martins
Mín. 15° Máx. 28°