A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, já recolheu aproximadamente 1.600 toneladas de massa verde desde a tempestade do dia 6 de dezembro, que derrubou 186 árvores, a maioria de grande porte.
A força-tarefa atua de segunda a sábado, com prioridade para liberar vias públicas — principalmente locais de maior tráfego, como a região central — e áreas próximas a serviços essenciais, como escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Secretaria mantém três equipes de poda para cortar as árvores caídas e utiliza quatro caminhões basculantes para recolher troncos e galhos. Além disso, a empresa terceirizada Constroeste apoia o serviço, triturando os resíduos no local.
A secretaria também presta suporte à CPFL e ao Corpo de Bombeiros, quando necessário. “Estamos priorizando ruas, avenidas e canteiros centrais, mas a finalização desse serviço ainda não tem previsão devido à complexidade das árvores de grande porte”, explica o secretário de Serviços Gerais, Arnô Della Líbera Júnior.
No total, o trabalho envolve o levantamento e transporte dos resíduos para a Fazenda Municipal, onde todo o material está sendo destinado. As equipes seguem empenhadas para minimizar os impactos da tempestade e recuperar a mobilidade e segurança da cidade.
A Prefeitura reforça que o atendimento à população permanece ativo por meio dos serviços de emergência. As áreas afetadas continuarão sendo monitoradas até a conclusão dos trabalhos.
Colaborou: Marisa Amorim
Mín. 17° Máx. 29°