A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou nesta quarta-feira, 3/7, a segunda edição do Programa de Capacitação Introdutória do Sistema Único de Assistência Social – PROCAPI SUAS. A ação busca qualificar e valorizar os trabalhadores para que tenham mais subsídios para trabalhar com os desafios do cotidiano, com conteúdos teóricos e metodológicos.
O conteúdo programático compreende a realização de 16 oficinas, realizadas na sede da Semas. Os tópicos foram laborados pelo Departamento de Gestão do Trabalho e serão executados em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP). As aulas serão ministradas por educadores internos, todos trabalhadores do SUAS.
Participarão do Programa de Capacitação Introdutória 120 trabalhadores, divididos em 3 turmas. A ação está prevista para ser concluída no mês de novembro. O público-alvo desta segunda edição são os servidores que ingressaram na Assistência Social em 2023 e 2024, trabalhadores da equipe da Primeira Infância, Conselheiros Tutelares e demais trabalhadores interessados.
A secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, reforçou que fomentar a política de educação permanente é investir na profissionalização. “Queremos disponibilizar o conhecimento necessário para a execução da política quanto aos processos de trabalho e atitudes adequadas à garantia dos direitos socioassistenciais”.
A proposta faz parte das ações contempladas no Plano de Educação Permanente do SUAS e possui temáticas resultantes dos processos de trabalho nas unidades da Secretaria, bem como da oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais, controle social e marcadores sociais importantes da atualidade.
No planejamento do programa de capacitação, os trabalhadores terão acesso a reflexões sobre as competências necessárias e essenciais para o desenvolvimento das ações pertinentes aos serviços, programas, projetos e benefícios da Política Nacional de Assistência Social.
Mín. 15° Máx. 28°