A Escola Municipal Darcy Ribeiro promove nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, Feira das Profissões com profissionais de várias áreas do conhecimento. O Conselho Municipal Afro (CMA) fez a curadoria dos profissionais envolvidos no projeto, todos negros. A escola, por sua vez, responde pela organização do espaço e dos estudantes e recepção dos participantes.
Os profissionais – pertencentes às áreas de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde - falam com os estudantes do ensino fundamental em dois períodos, das 9h às 10h, e das 14h às 15h.
Os alunos circularão pelo espaço destinado à Feira das Profissões e poderão conhecer e tirar dúvidas com os profissionais, descobrindo a diversidade de áreas de conhecimento, carreira, o campo universitário e o cotidiano das profissões.
A coordenadora pedagógica da Darcy Ribeiro, Débora Richard da Costa Lima, afirma que grande parte dos alunos se identifica como negros (pretos ou pardos) e a ideia de trazer profissionais afrodescendentes vai ao encontro dos objetivos da gestão de incentivar os estudantes a ingressar em cursos técnicos e profissionalizantes, assim como seguir a formação no ensino superior.
“Por meio da Feira de Profissões ligada ao mês da Consciência Negra, pretendemos mostrar que as desigualdades podem ser superadas e que podemos lutar para combater o racismo estrutural, por melhores oportunidades e um futuro digno para todos. Sempre procuramos fazer ações que envolvam a diversidade étnica, cultural, religiosa e linguística, o respeito e a inclusão em nossa escola. A ideia surgiu em conversa com a gestão sobre como incentivar nossos alunos a buscar mais motivação para estudar e se qualificar para um futuro profissional, dentro da realidade das populações dos bairros atendidos por nossa escola”, afirma a coordenadora pedagógica.
Para a professora da rede pública municipal Luana Passos, que atua como professora formadora nas áreas de diversidade, educação das relações étnico-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira e integra o Conselho Municipal Afro (CMA), “realizar uma Feira das Profissões com negras e negros é de suma importância para que estudantes possam se conectar e entrar em contato com uma diversidade de profissões com profissionais de excelência, além de ajudar no combate à desigualdade no mercado de trabalho”. “A representatividade negra na Feira é fundamental para refletirmos e atuarmos na equidade de gênero e de raça, auxiliando no combate ao preconceito, discriminação e racismo”, complementa Luana.
A Escola Municipal Darcy fica na rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 1, no Jardim Santo Antônio.
Arte: Pedro Fiorani
Mín. 15° Máx. 28°