Segunda, 25 de Novembro de 2024
21°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente São Sebastião - SP

SEMAM participa de visita ao Refúgio de Alcatrazes, por meio do projeto Turismo científico para proteção da vida marinha

A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) participou, na última sexta-feira (14) e no sábado (15), da vi...

18/06/2024 às 15h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) participou, na última sexta-feira (14) e no sábado (15), da visita ao Refúgio de Alcatrazes, por meio do projeto "Turismo científico para proteção da vida marinha".

Este projeto é uma realização do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP) e Associação Ambiental Voz da Natureza e conta com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, colaboração da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de São Sebastião e Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Norte, ligadas à Fundação Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Arquipélago de Alcatrazes, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - Ministério do Meio Ambiente (MMA), e parceria com a ECO 360, Terramare e Aquário de Ubatuba.

O projeto tem por objetivo estabelecer, no CEBIMar um centro de visitação conjunto das principais unidades de conservação (UCs) marinhas da região focado no turismo científico. A equipe foi a Alcatrazes para captar imagens para o desenvolvimento de material de realidade virtual.

O arquipélago de Alcatrazes, localizado aproximadamente a 35 km ao sul de São Sebastião, é formado por cinco ilhas maiores, sendo a principal denominada Ilha de Alcatrazes e as demais conhecidas como Sapata, Paredão, Farol e Oratório. Há também quatro ilhas menores (ilhotas não nominadas), algumas lajes (com destaque para Dupla, Singela, Laje do Paredão, Laje do Farol), e dois parcéis principais (Nordeste e Sudeste). Alcatrazes é um dos maiores sítios reprodutivos de aves marinhas da costa brasileira, com uma população que gira em torno de 10 mil aves, e abriga mais de 20 espécies endêmicas. O conjunto é protegido, desde 1987, pela Estação Ecológica Tupinambás e, desde 2016, pelo Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, unidades de conservação federais de proteção integral.

A equipe, com o apoio do ICMBio, teve a oportunidade de captar imagens do arquipélago, submersas e terrestres, das espécies endêmicas, como a perereca-de-alcatrazes (Scinax alcatraz), da jararaca de alcatrazes (Bothrops alcatraz), do bromelial e do ninhal de aves marinhas. Tais imagens são de extrema importância para o desenvolvimento do material de realidade virtual do projeto.

#PraTodosVerem: Imagens mostram natureza ao redor do Refúgio de Alcatrazes. Fim da descrição.

São Paulo, SP Atualizado às 21h09 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 28°

Ter 31°C 18°C
Qua 33°C 21°C
Qui 34°C 23°C
Sex 32°C 21°C
Sáb 27°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio