O Document and Reporting Compliance (SAP DRC) substitui soluções anteriores, como o SAP GRC, com foco na automação de processos fiscais, integração em nuvem e conformidade com legislações locais e internacionais. Apesar de suas vantagens, a implementação exige cuidados para evitar problemas que podem impactar o desempenho da empresa.
Lyniker Aoyagui, gerente de projetos Samsung SDS, destaca que a migração de sistemas fiscais críticos requer mapeamento detalhado de processos e dados, bem como cronogramas claros.
“Erros no planejamento podem levar à incompatibilidade de sistemas ou falhas operacionais durante a transição. Por isso, entre as soluções, é recomendado envolver equipes multidisciplinares (TI, compliance e negócios) desde o início e realizar testes rigorosos antes da migração total”, explica.
Ele ressalta que as empresas devem se organizar com antecedência para realizar a transição para o SAD DRC.
“A transição para o SAP DRC exige planejamento e organização antecipada devido à complexidade envolvida na adoção de novas soluções fiscais digitais”, afirma. “Esse tipo de mudança afeta diretamente os processos financeiros, tributários e de conformidade da empresa”, explica.
A seguir, Aoyagui lista as principais razões para fazer uma organização antecipada:
Aoyagui também destaca que, na prática, determinados cuidados podem ajudar a evitar problemas que podem impactar o desempenho da empresa nessa transição:
Parceria estratégica pode ajudar na transição
Na visão de Aoyagui, para empresas que ainda precisam se organizar, vale considerar o apoio de uma empresa especializada no processo de transição para o SAP DRC, serviço esse oferecido pela SAMSUNG SDS.
“Uma parceria estratégica pode ajudar a empresa a tornar esse processo mais facilitado. Em alguns casos, é possível contar com soluções personalizadas e suporte técnico que podem simplificar as etapas de implementação”, diz.
O gerente de projetos lista algumas ações práticas que são promovidas pelas SAMSUNG SDS para empresas que realizam a transição com o seu suporte:
“Essas estratégias permitem que os clientes de uma parceria estratégica realizem uma transição tranquila”, conclui Aoyagui.
Para mais informações, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/index.html
Mín. 17° Máx. 29°