Segundo uma pesquisa recente realizada pelo instituto alemão Dalia, aproximadamente 38% da população mundial possui algum tipo de tatuagem. Os italianos, suecos e norte-americanos estão no topo da lista dos países com mais pessoas tatuadas, enquanto o Brasil ocupa o oitavo lugar.
Com o aumento da popularidade das tatuagens, a Tattoo Week São Paulo realiza sua 12ª edição no Expo Center Norte, de 15 a 17 de novembro. Para Esther Gawendo, diretora-executiva da Tattoo Week, a quebra de preconceitos, a valorização da tatuagem como arte e o avanço das redes sociais contribuíram para a democratização da arte na pele, consolidando esse mercado em crescimento.
Maior edição realizada
Com uma área de 20 mil metros quadrados, a edição deste ano promete ser a maior já realizada. São mais de 5 mil profissionais e empresas de diferentes áreas, incluindo tatuagem, body piercing e produtos especializados, distribuídos em 620 estandes. Entre os destaques internacionais está Victoria Lee, renomada especialista em realismo e reconhecida como uma das melhores tatuadoras do mundo, ao lado do famoso estúdio Yeyo Tattoos. A Tattoo Week 2024 também reúne grandes talentos brasileiros, como Chico Morbene, Karlla Mendes, Bruno Moreira, Rodrigo Catuaba, Ubiratan Amorim e Debora Morrigan, entre outros, oferecendo uma experiência imersiva e única para os amantes da arte corporal.
Curso de tattoo e piercing para jovens de favelas
Mantendo seu compromisso com a responsabilidade social, a Tattoo Week promove ações solidárias durante o evento. Em parceria com a CUFA Brasilândia, o evento abriu 120 vagas gratuitas para cursos de tatuagem e piercing destinados a jovens carentes de favelas de São Paulo. Os cursos abordam teoria, prática e gestão de estúdio, com o objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho para os participantes e incentivar o empreendedorismo, gerando renda. Os cursos tiveram início hoje e terminam na quinta-feira (14/11), das 10h00 às 18h00, no Expo Center Norte, sala Santana 2. Na sexta, durante a abertura do evento, os jovens receberão os certificados de conclusão dos cursos.
Concurso Miss e Mister Tattoo e Batalha de Tatuadores
O tradicional concurso de Miss e Mister Tattoo retorna este ano, celebrando a diversidade e promovendo a inclusão. A edição de 2024, que deixou de lado medidas como altura e peso para participantes, inclui homens e mulheres transgêneros, destacando a quebra de estereótipos em relação à pessoa tatuada. A final conta com 28 misses e 10 misters concorrendo aos títulos.
Outra atração aguardada é a “Tattoo Week ALL Star’s”, uma batalha artística exclusiva que reúne os maiores tatuadores da história do evento. Competidores disputam um cinturão e um anel de ouro, em uma competição que visa elevar a qualidade da arte corporal.
Concurso de tatuagem e piercing em 29 estilos
O ponto alto e tradicional da Tattoo Week é o concurso de tatuagens, que abrange 29 estilos e está aberto a tatuadores de todo o Brasil e do exterior. A competição tem o objetivo de oferecer oportunidades para os artistas exibirem sua criatividade e talento. Além disso, o concurso também premia os melhores piercings. A iniciativa tem revelado grandes talentos artísticos, e o júri é composto por alguns dos mais respeitados profissionais do setor. “Os vencedores da Tattoo Week recebem reconhecimento mundial, e seus trabalhos ganham notoriedade e valor”, afirma Enio Conte, fundador do evento. Nesta edição, o estilo Fine Line foi incluído entre as categorias de tatuagem, assim como a categoria de Melhor Visagismo para piercings.
Atrações musicais e atividades culturais
Além das competições, a Tattoo Week SP oferece atrações musicais variadas ao longo dos três dias. No dia 15, o público vai poder aproveitar o show da banda de reggae Mato Seco; no dia 16, o rap toma conta do palco com os shows de Djonga, Rashid e Drik Barbosa; e, no dia 17, os fãs de rock vão curtir o som do CPM 22, Raimundos e Gloria. Com entrada gratuita na sexta-feira (15) mediante doação de 2 quilos de alimento não perecível, o evento busca engajar ainda mais a comunidade em ações solidárias.
Serviço
Mín. 18° Máx. 23°