Alunos da rede pública estadual cearense obtiveram um total de 113 medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo 6 de ouro, 22 de prata e 85 de bronze, além de 1.183 menções honrosas. Os resultados contemplam os níveis Fundamental (anos finais) e Médio.
Luís Antônio Lopes Bezerra, de 17 anos, foi um dos medalhistas de ouro desta edição do certame. O jovem é aluno da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Môsa da Silva, em Ocara, onde faz a 3ª série do curso técnico em Informática.
“Sempre tive facilidade com a matéria e já havia conseguido vencer uma competição realizada pela minha escola no Fundamental. Porém, o que realmente despertou meu gosto pela matemática e o desejo de me aprofundar nela foi a própria OBMEP. Após a minha primeira participação, estudar matemática e resolver questões de olimpíadas tornou-se parte do meu lazer”, revela o estudante, que já havia participado da Olimpíada em outras quatro oportunidades, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021. Os resultados foram duas menções honrosas em 2017 e 2019, uma medalha de bronze em 2018 e uma medalha de ouro em 2021.
“É muito gratificante ter o esforço posto em minha preparação recompensado com uma medalha, o que me motiva a continuar sempre estudando”, considera.
Luís Antônio diz ser difícil apontar uma área preferida para o estudo da matemática, porém, a geometria está entre as principais. “O interessante dela é que a partir de figuras simples pode-se criar problemas complexos. Além disso, a geometria combina a intuição visual com o rigor das provas matemáticas, ou seja, é possível imaginar uma solução apenas a partir de uma figura, mas é preciso provar que essa solução é realmente correta”, explica.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
*Com informações do site da OBMEP
Mín. 15° Máx. 28°