A Secretaria de Assistência Social (Semas) promoveu uma roda de conversa para falar sobre estratégias de prevenção e proteção social para adolescentes e jovens. A finalidade do encontro foi capacitar trabalhadores e conselheiros que atuam com esse público para melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como a criação de um ambiente mais seguro e acolhedor para esses usuários dentro da comunidade.
O encontro foi realizado nos dias 13 e 14/11, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Deocleciano.Participaram desse momento de reflexão os trabalhadores da Assistência Social das redes pública e privada, conselheiros tutelares, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS), Marcio Masella, que é PhD em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, mediou o encontro. Masella, conhecido pelos inúmeros trabalhos em áreas relacionadas à violência e políticas públicas voltadas à adolescentes e jovens, pontuou que “é preciso refletir sobre o atendimento socioeducativo, que precisa transformar os pressupostos constitucionais e sua legislação específica na materialização de ações que contribuam para que o processo de responsabilização do adolescente adquira um caráter efetivamente educativo”.
A secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, ressaltou que os desafios enfrentados são muitos, uma vez que grande parte dos adolescentes e jovens vivenciam diariamente situação de risco social, mas muitas vezes tal questão acaba sendo velada. “O fortalecimento da rede de apoio socioassistencial é fundamental no atendimento integral aos adolescentes e jovens. Essa integralidade contribui para o estabelecimento de estratégias de intervenção trazendo mais eficiência e eficácia às políticas públicas específicas de proteção e bem-estar dessa população”.
Mín. 18° Máx. 23°