O vice-prefeito, secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico de Rio Preto, Orlando Bolçone, a chefe de gabinete da secretaria municipal de Planejamento Estratégico e coordenadora do Parque Tecnológico, Márcia Silvério Domingues, e o especialista em Desenvolvimento Social da secretaria, Willian Meque, participaram nesta segunda-feira, 6, do lançamento do Programa de Inovação do Estado de São Paulo.
O evento contou com a participação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e com palestras de representantes da Fapesp, da secretaria estadual do Desenvolvimento Econômico, Desenvolve SP, diretores de startups e gestores públicos. O Programa tem o objetivo de disseminar os ambientes de inovação nos municípios paulistas, em diversas áreas, como tecnologia de informação, saúde, educação, meio ambiente.
O secretário Vahan afirmou que o governo do Estado tem como prioridade o avanço da pesquisa científica e de centros de inovação. Bolçone lembrou que o programa lançado hoje marca os dez anos de criação do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação, do qual o Parque Tecnológico de Rio Preto faz parte.
O SPAI, antes denominado Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, lançou as bases para o avanço da inovação no interior, proporcionando a implantação de Parques Tecnológicos que impulsionaram o desenvolvimento desse segmento estratégico para a economia e a qualidade de vida da população. “Esse Sistema se transformou em ferramenta extremamente eficaz na expansão da cultura do empreendedorismo e da inovação”, disse.
Agradeço ao secretário Vahan pelo gentil convite para participar da cerimônia. Fraternal abraço, sucesso sempre. A chefe de gabinete da secretaria de Planejamento, Márcia Silvédrio Domingues, destacou o papel do Parque Tecnológico de Rio Preto “como instrumento eficiente na conexão entre empresários, para o crescimento da inovação tecnológica, na geração de empregos qualificados, renda e fortalecimento da economia local”.