Cidades Rio Preto - SP
Próximo Mutirão da Limpeza e da Saúde será no Fraternidade
Ação ocorrerá nesta quinta-feira, 25/4, entre 8h e 15h
23/04/2024 17h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias de Saúde e Serviços Gerais, promove nova etapa do Mutirão da Limpeza e da Saúde, nesta quinta-feira, 25/4, no bairro Fraternidade. A ação será das 8h às 15h. 

O mutirão tem por objetivo recolher materiais inservíveis, ou seja, aqueles que não estão mais sendo utilizados pelos moradores e que possam servir como criadouro para o mosquitoAedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa também serve para combater os escorpiões, que podem se abrigar em locais com acúmulo de entulhos e outros materiais inservíveis. 

Os moradores da área de abrangência do Fraternidade devem colocar os inservíveis na calçada no dia da ação, no início da manhã. Serão recolhidos: móveis velhos, pneus, garrafas, madeiras, tábuas, eletrodomésticos e colchões. O mutirão não recolhe animais mortos e lixo comum.

Este ano, o Mutirão da Limpeza e da Saúde já passou pelas áreas de abrangência do Solo Sagrado, Jaguaré/João Paulo II, Cidadania, Nova Esperança e Talhado. Mais de 24 toneladas de inservíveis foram recolhidas e descartadas adequadamente. 

Enfrentamento ao Aedes

O Mutirão da Limpeza e da Saúde é uma das medidas realizadas pela Prefeitura de Rio Preto para o enfrentamento ao mosquitoAedes aegypti. No momento, o município também está promovendo a Campanha Rio Preto Unida contra o Aedes, com visitas domiciliares aos sábados, para vistoria e orientação. 

"As principais medidas são as ações de controle de criadouros, com as visitas casa a casa pelos agentes de saúde. Além dos sábados, essas visitas também são realizadas em período noturno durante a semana, ou seja, após as 18h", afirma o gerente de controle de vetores da Secretaria de Saúde, Luiz Feboli Filho. 

Outras ações de combate ao mosquito incluem a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em imóveis abandonados e escolas, nebulização costal, e campanhas de conscientização.

Colaborou: Marisa Amorim/Secretaria de Comunicação Social