Cidades Rio Preto - SP
Alunos da rede municipal disputam as finais dos Jogos da Mente
Torneio que acontece entre estudantes de Ensino Fundamental reuniu alunos de 23 escolas no Complexo Swift
03/07/2024 17h46
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

Mais de 60 alunos da rede municipal de ensino participaram das finais dos Jogos da Mente, que aconteceram nesta quarta-feira, dia 3/7, no Complexo Swift de Educação e Cultura.

Alunos de 4º a 9º ano do Ensino Fundamental de 23 escolas disputaram jogos de Damas Olímpicas, Lig4, Forças Unidas, Mancala e Xadrez. O torneio acontece há quatro anos e movimenta cerca de 700 alunos e professores.

O Prefeito Edinho Araújo e a secretária de Educação Fabiana Zanquetta estiveram presentes no torneio. "Os jogos são ferramentas importantes para qualificar as ações educacionais e promover diversas habilidades essenciais para o desenvolvimento dos alunos", afirmou o Prefeito.

A secretária Fabiana declarou que este é um dos trabalhos da equipe de Formação que ganhou força na rede e hoje já faz parte do calendário escolar.

“Os jogos de tabuleiro são essenciais para trabalhar o desenvolvimento de raciocínio, concentração e também a relação entre pares. O respeito com o colega durante a partida e o saber perder são fundamentais para o crescimento de cada um”, afirmou.

O professor formador da rede municipal Fabrício Pavin Lassi, faz um balanço desta edição e afirma que o nível dos jogadores vem aumentando a cada ano. “Percebemos que os alunos chegam não só com conhecimento das regras dos jogos, mas também com muitas estratégias. Isso mostra que essas atividades estão fazendo parte da rotina escolar”, disse.

O auditório da Swift, onde aconteceram as finais interescolares, ficou cheio de pais e familiares que fizeram questão de acompanhar o desempenho dos jogadores. “O meu filho estava muito ansioso por hoje. Treinou bastante em casa junto com o irmão e eu achei muito bom, porque eles precisam aprender que ganhar ou perder faz parte da vida e o importante é competir”, disse Jucimeire Teixeira, mãe do aluno Davi Barbalho da Escola Vera, que disputou a categoria Mancala.

Todos os jogos foram disputados individualmente. As escolas participantes realizaram seletivas internas para escolha do representante, que aconteceram entre os meses de maio e junho.

GANHADORES

Damas Olímpicas – Anos Iniciais

1º lugar: João Henrique – EM Ruy Nazareth

2º lugar: Lucas – EM Guiomar Maia

3º lugar: Sthevão – EM Antônio de Souza

 

Damas Olímpicas – Anos Finais

1º lugar: Pedro Gabriel – EM Darcy Ribeiro

2º lugar: Nirondes – EM Michel Pedro Sawaya

3º lugar: José Miguel – EM Roberto Jorge

 

Lig4 – Anos Iniciais

1º lugar: Davi – EM Antonio Teixeira Marques

2º lugar: Laura  - EM Ruy Nazareth

3º lugar: João – EM Cyrino Vaz de Lima

 

Lig4 – Anos Finais

1º lugar: Maria Eduarda – EM Roberto Jorge

2º lugar: Rian Gabriel – EM Darcy Ribeiro

3º lugar: Brayan Phillipe – EM Luiz Jacob

 

Mancala – Anos Iniciais

1º lugar: Ryan Carlos – EM Regina Mallouk

2º lugar: Ryan Derick – EM Roberto Jorge

3º lugar: Davi – EM Ieda de Seixas Souza

 

Xadrez – Anos Finais

1º lugar: João Emanuel – EM Darcy Ribeiro

2º lugar: Isaac – EM Luiz Jacob

3º lugar: Pedro Henrique – EM Roberto Jorge

 

Forças Unidas – Anos Finais

1º lugar: Matheus – EM Roberto Jorge

2º lugar: Vinícius – EM Darcy Ribeiro

3º lugar: Diogo Felipe – EM Luiz Jacob