Cidades Praia Grande - SP
Reunião destaca importância da conservação de unidades habitacionais e gestão de condomínios
Evento da Sehab reuniu contemplados do Programa Minha Casa, Minha Vida
27/06/2024 18h40
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP

           A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande, através da equipe da Divisão de Assistência Social, reuniu 13 famílias de 2 conjuntos habitacionais: Sítio do Campo B e Sítio do Campo II, contemplados que pertencem ao Programa Minha Casa, Minha Vida. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira (28), abordou dois assuntos: medidas preventivas de conservação das unidades habitacionais e gestão condominial. A atividade foi realizada no Auditório Roberto Marinho e é prevista em projeto de trabalho social apresentado pela Sehab, atendendo ao determinado pela Portaria 464/2018, do Ministério das Cidades.        

           Em relação às medidas preventivas de conservação das unidades habitacionais, a equipe social da Sehab, abordou sobre dicas para conservação dos imóveis, orientações quanto ao correto uso de instalações hidráulicas e elétricas, além de definição de conceitos de vícios construtivos e danos causados pelo uso incorreto. Já sobre a gestão condominial foram passadas informações sobre administração, implantação do condomínio, ações administrativas do condomínio, eleição de síndico e conselho. Também foram apresentadas definições sobre as regras condominiais: o que é convenção condominial e regulamento interno, mandato de sindico, como fazer uma assembleia e demais atividades administrativas.

           “A ideia é proporcionar orientações que permitam o condomínio ter sustentabilidade e atender as exigências legais para este tipo de construção, pois todos os projetos do Minha Casa Minha Vida tem por concepção o registro como condomínio. A maioria das famílias nunca residiu em condomínios e desconhecem a rotina de ocupação, manutenção e administração do mesmo. O trabalho social visa prepará-los para essa realidade e o bom convívio no local”, explicou o secretário de Habitação, Anderson Mendes.