Saúde inicia atendimento em Libras para surdos e pessoas com deficiência auditiva em São Sebastião
A partir de agora, munícipes surdos e pessoas com deficiência auditiva de São Sebastião terão pleno acesso aos serviços de Saúde da rede pública mu...
26/06/2024 às 15h25
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
A partir de agora, munícipes surdos e pessoas com deficiência auditiva de São Sebastião terão pleno acesso aos serviços de Saúde da rede pública municipal por meio de atendimento on-line em Língua Brasileiro de Sinais (Libras).
Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), lançou o Programa Saúde em Libras no Teatro Municipal de São Sebastião.
Com o tema ‘São Sebastião por uma sociedade mais inclusiva’, a cidade é pioneira em todo Litoral Norte neste serviço.
Para a efetivação deste atendimento, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e serviços de especialidades receberão tablets, que serão usados por pacientes surdos para se comunicarem diretamente com intérpretes de Libras durante todo seu atendimento.
O lançamento do programa contou com a presença da secretária de Saúde, Laysa Pires; da secretária da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Michele Hiraoka, da diretora de Políticas Públicas, Carla Brasil, demais diretores da pasta; servidores públicos municipais, intérpretes de Libras e representantes da empresa Icom, plataforma responsável pelo projeto, Edy Pereira e Joanderson Santos e do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condefi) de São Sebastião, Rodrigo Tudi.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, destacou a importância da iniciativa, que contou com a assinatura do vice-prefeito Reinaldinho Moreira para o início da parceria com a Icom, quando ele ainda era secretário de Saúde.
“Quando assumi como secretária de Saúde, logo tive contato com o andamento do Programa Saúde em Libras, e hoje me sinto extremamente honrada de lançar este programa que gera ‘equidade’, igualdade de oportunidades a todos, que é um princípio do SUS. Além da distribuição dos tablets, que darão aos surdos o acesso à interpretação em Libras, nós também distribuiremos cartazes com Qrcode nas dependências dos serviços da SESAU, que também darão acesso ao aplicativo, assim como adesivos serão colados nas mesas de atendimento e Qrcodes também serão colados atrás dos crachás de servidores da SESAU para permitir esta interpretação até mesmo em ações externas”, explicou.
A diretora de Políticas Públicas, Carla Brasil, também destacou a importância do apoio e suporte do prefeito Felipe Augusto e do vice-prefeito Reinaldinho Moreira na implantação do projeto.
“Eu mesma irei a cada unidade e setor do Sistema Único de Saúde (SUS) do município para entrega dos tablets e treinamento de todos os nossos profissionais. Agradeço imensamente ao poder público de São Sebastião, na pessoa do prefeito Felipe Augusto e do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, por nos proporcionar esta rica oportunidade de incluir de fato as pessoas com deficiência auditiva e surdos na Saúde municipal”, afirmou.
Segundo a SESAU, a pasta tem hoje 100 surdos e pessoas com deficiência auditiva cadastrados. De acordo com a secretária da SEPEDI, Michele Hiraoka, a SEPEDI atende hoje a 80 surdos também cadastrados.
Logo após o lançamento do programa, servidores públicos da pasta da Saúde presentes passaram por treinamento junto à empresa Icom e aprenderam sobre o funcionamento da plataforma.
# PraTodosVerem: Fotos mostram pessoas na plateia do Teatro Municipal de São Sebastião e autoridades municipais no palco no lançamento do Programa Saúde em LIBRAS. Fim da descrição