A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande deteve um homem suspeito de estar traficando entorpecentes na última quinta-feira (25) no Bairro Nova Mirim. Uma grande quantidade de drogas e quase R$ 3 mil em dinheiro foram encontrados em sacolas, aumentando as suspeitas sobre o comércio das substâncias.
Uma equipe da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) estava em patrulhamento pelo Bairro e passou a acompanhar uma motocicleta ocupada por dois rapazes, sendo que um deles parecia estar armado. A moto conseguiu fugir, porém quando a viatura passou por um bar foi possível perceber um grupo aparentemente vendendo drogas e que rapidamente se dispersou.
Um dos suspeitos jogou uma sacola em um canal e acabou sendo detido pela equipe. A princípio, nada de suspeito foi localizado com ele, mas a sacola foi localizada e nela havia uma certa quantidade de drogas. O homem negou que estivesse vendendo as substâncias e disse que jogou a sacola longe por medo de ser incriminado.
Diante das circunstâncias, os guardas fizeram mais buscar pelo local encontrando uma mochila onde também havia mais drogas, dinheiro e um caderno com anotações supostamente da movimentação do tráfico.
O material e o homem foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi constatado que, ao todo, nas sacolas havia DRY: 374 porções da droga conhecida como dry; 71 porções de Ice; 392 porções de maconha; 360 pinos de cocaína; 92 pedras de crack; 91 pinos de K2 e 13 frascos de lança-perfume, além de R$ 2.897,30 em dinheiro. O homem ficou à disposição da Justiça.
Atuação – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande é referência na região na área de segurança pública e conta com um efetivo de 523 integrantes totalmente preparados para atuar no patrulhamento preventivo e ostensivo da Cidade.
Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).