A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou, na terça-feira (18), uma reunião com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na sede do Instituto, localizada no Pontal da Cruz.
Segundo Thais Rodrigues, chefe do ICMBio Alcatrazes, "estabelecer parceria efetiva com a SEMAM é para nós do ICMBio Alcatrazes algo muito especial e desejado. Muitas de nossas ações podem ser feitas de forma conjunta e colaborativa, oportunizando maiores avanços em resultados mútuos".
O encontro teve como objetivo fomentar atividades conjuntas em favor do meio ambiente e, entre os principais pontos de discussão estão, parceria no Programa Municipal de Unidades de Conservação no adestramento da Polícia- Municipal Maritíma junto a equipe ICMBio, na fiscalização e proteção das Unidades de Conservação federais e municipais; ações de apoio na erradicação às populações de “coral-sol” nas Unidades de Conservação e demais pontos estratégicos no território municipal; atividades conjuntas visando promover a conservação e o desenvolvimento socioambiental por meio do envolvimento da sociedade na gestão das Unidades de Conservação federais e municipais.
Também entra contribuir para a disseminação de informações relativas à gestão das Unidades de Conservação Federal e Municipal, bem como a conservação da biodiversidade no território municipal, disseminando metodologias e tecnologias de gestão ambiental regional e nacional, além da promoção e execução de programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade no Turismo de Observação de Baleias e Golfinhos, internacionalmente conhecido como ‘whale watching’, seguindo as normas legais, gerando empregos e renda nas comunidades onde é praticada, e levando milhares de pessoas a terem contato direto com a majestosa presença das baleias.
Leandro Saadi, secretário do Meio Ambiente, afirma que “as ações conjuntas em prol do meio ambiente são essenciais para garantir um meio melhor para todos”, e que “a Prefeitura de São Sebastião vem investindo bastante em parcerias que geram resultados mais efetivos”.
O ICMBio, autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, é responsável pela gestão das Unidades de Conservação federais e dos centros de pesquisa focados na conservação de espécies ameaçadas. Suas principais atividades englobam planejamento e execução de ações para conservação de ambientes naturais, desenvolvimento socioambiental de comunidades locais, fiscalização, pesquisa, educação ambiental, turismo, monitoramento, manejo de espécies comerciais, controle de invasoras exóticas e participação em processos de licenciamento ambiental. Atualmente, ele administra 339 Unidades de Conservação e 19 centros de pesquisa.
#PraTodosVerem: As imagens ilustram a reunião com representantes da SEMAM e ICMBio. Fim da descrição.