A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), de Saúde (SESAU), Assuntos Jurídicos (SAJUR), Administração (SECAD), e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), pelo convênio firmado com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), entregaram, nesta sexta-feira (7), 21 equipamentos de tecnologia assistiva (TA).
O evento contou com a presença do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, do prefeito Felipe Augusto, do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, da secretária de Saúde de São Sebastião Laysa Pires, da secretária da SEPEDI, Michele Hiraoka, do vereador, do vereador Edivaldo Pereira Santos (Teimoso), de servidores municipais e comunidade local.
No total, foram entregues dez cadeiras de banho, oito cadeiras de rodas, uma cadeira de rodas adaptada, um andador e uma cadeira de banho “parapódium”, utilizada para auxiliar na manutenção da postura em pé ou ortostática.
Marcos da Costa contou que também é uma pessoa amputada e hoje, graças ao trabalho de fisioterapeutas, tem uma prótese e compartilha que este não foi um processo fácil.
“Estes são equipamentos que fazem a diferença na vida das pessoas. Sofri um acidente, precisei também usar cadeira de rodas, depois andador. Passei por todo este processo e sei o quanto é difícil. A data de hoje celebra um dia muito especial para São Sebastião com esta entrega. Parabenizo ao prefeito Felipe Augusto, ao vice-prefeito Reinaldinho Moreira e a toda equipe de Reabilitação por este lindo e tão importante trabalho”, destacou o secretário.
O vice-prefeito Reinaldinho Moreira também destacou a importância do engajamento e comprometimento de todas as equipes envolvidas no processo de reabilitação destes pacientes.
“Vocês não verão isso em outros municípios. Este avanço que conseguimos realizar, junto à parceria com a AACD tem feito toda diferença no dia a dia dos nossos pacientes. Registro aqui minha imensa gratidão a toda equipe da Reabilitação e a todos que transformam nossas ideias em prática. Tenho certeza de que vocês são a maior equipe de Reabilitação do Estado de São Paulo”, afirmou Reinaldinho.
O munícipe Sérgio Luis dos Santos, 52 anos, morador do Topo Varadouro, foi um dos contemplados com uma cadeira de rodas. O paciente ficou extremamente grato por todo suporte que vem recebendo do governo municipal durante seu processo de recuperação. “Agradeço demais a ajuda de todos, porque sei o quanto vocês têm corrido atrás de auxílio para me ajudarem da melhor forma. Muito obrigada a todos os profissionais que me acolhem aqui no Centro de Reabilitação por toda dedicação e carinho comigo”, ressaltou Sérgio.
Já o paciente José Valdeque, 58 anos, morador da Enseada, recebeu uma cadeira de banho e um parapódium. “Eu adorei tudo que ganhei. Ambos os equipamentos irão me ajudar bastante na minha rotina. Esta foi a primeira vez que participei de uma cerimônia junto ao prefeito e autoridades e me senti muito especial e importante”, contou.
As entregas foram feitas no Centro de Reabilitação do Centro de Saúde ‘Josiane Pereira de Jesus’, no bairro Topolândia, Esta foi a nona entrega em oito anos de governo municipal, em que uma fila de 10 anos de espera foi zerada. Segundo a SEPEDI, mais de 1 mil equipamentos já foram entregues.
Programa de Tecnologia Assistiva
O Programa de Tecnologia Assistiva da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) da Prefeitura de São Sebastião ocorre desde 2018.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas diretamente na sede da SEPEDI, à Rua Vereador Mário Olegário Leite, 121, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone WhatsApp (12) 3892-4890, ou e-mail: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br .
AACD
A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em ortopedia e reabilitação. A instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.
Atualmente, a AACD possui nove unidades espalhadas pelo Brasil, que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Somente na cidade de São Paulo, o hospital ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade. A instituição mantém ainda cinco oficinas ortopédicas, consideradas referência nacional na fabricação de órteses, próteses, adaptações para cadeiras de rodas e demais produtos ortopédicos.