A 7ª Conferência Municipal das Cidades será realizada nos dias 14 e 15 de junho com o objetivo de incentivar a discussão de políticas públicas que possam beneficiar a população. O tema da edição deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Como parte dos preparativos, foi realizada uma reunião na segunda (3,) na Casa dos Conselhos, com representantes de diversas secretarias municipais e entidades da organização civil para definir os membros da comissão e a aprovação regimento interno.
A comissão é composta por 10 pessoas, sendo: 3 representantes do Poder Executivo; 1 do Poder Legislativo; 2 de movimentos populares; 1 de entidade sindical; 1 de empresa relacionado a desenvolvimento urbano; 1 de entidades acadêmicas/ universidades; 1 de ONG’S. Conforme faixa populacional de 200.000 a 500.000 habitantes, Praia Grande vai eleger 25 (vinte e cinco) delegados.
Os delegados eleitos debaterão durante a conferência propostas dentro de cinco eixos: I- Urbanismo e Habitação: Moradia digna, equidade e justiça socioterritorial, espaços públicos inclusivos; II- Infraestrutura e Mobilidade: serviços públicos de transporte de qualidade, mobilidade sustentável, redes e sistemas viários; III- Meio ambiente e mudanças climáticas: saneamento ambiental-agua, esgoto, resíduos sólidos de drenagem urbana, desenvolvimento econômico com justiça socioambiental, áreas verdes e áreas protegidas; IV- Cidades inteligentes: transformação digital, plataforma colaborativa, sistemas de monitoramento e V- Governança e participação social: projetos integrados, instrumentos de planejamento local e regional. Após o debate e votação durante o evento, essas propostas serão levadas para Conferência Estadual das Cidades.