Cidades Praia Grande - SP
Com alegria, alunos de escola municipal de PG plantam mudas na Semana do Meio Ambiente
Atividade, nesta segunda (3), abriu a programação da Semana
03/06/2024 14h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP

 

Mãos sujas de terra, sorriso nos rostos e 12 mudas de árvores da espécie quaresmeira plantadas. A equação ambiental foi praticada pelos alunos da Escola Municipal Estina Campi Baptista na abertura da Semana do Meio Ambiente de Praia Grande. A atividade, que reuniu estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental da unidade, serviu para conscientizar os pequenos sobre a importância de colocar em prática tudo que é aprendido na sala de aula quando o assunto é cuidar da natureza.

“Estou muito feliz por plantar uma árvore tão linda. Quando perguntaram antes do plantio, só eu lembrei que o nome dela era quaresmeira. Agora, vou cuidar dela todos os dias, colocando água e não deixando ninguém fazer mal para ela. As pessoas precisam cuidar do meio ambiente”, disse o aluno da turma 3º A, Marcos Evair Drigo Santana de Souza, de apenas 9 anos, mas com uma consciência de ‘gente grande’.

A professora da classe 4º C da unidade escolar, Carla Nogueira, acompanhou os pequenos no plantio das mudas. A educadora ficou ainda mais motivada para trabalhar na sala de aula os temas ligados a preservação do meio ambiente após a atividade prática da Semana do Meio Ambiente. A alegria demonstrada pelos estudantes a cada árvore plantada contagiou a profissional.

“Esses jovens vivenciaram na prática tudo que levamos para eles nas aulas. Essa experiência se tornará algo memorável. Tenho certeza que esses jovens levarão para suas casas o debate sobre a preservação do meio ambiente e recursos naturais. Serão multiplicadores dessas informações”, afirmou a professora.  

O plantio de árvores na calçada da escola ocorreu nos períodos da manhã e tarde desta segunda. A quaresmeira foi escolhida por ser a espécie símbolo da Cidade. A iniciativa organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande também teve como objetivo destacar a importância da Arborização Urbana. A pasta de Serviços Urbanos (Sesurb) colaborou com a ação.

“Na Semana do Meio Ambiente vamos abordar temas como preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e colocação em prática de ações sustentáveis. A população precisa se conscientizar sobre a importância de uma mudança de postura para o bem do planeta. O plantio dessas mudas pelos alunos é algo grandioso e simbólico. Desde cedo eles estão trabalhando esses conceitos ambientais”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Eduardo dos Santos Martins.

 

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Praia Grande:

Terça-feira (4)

Horário: 14 horas

Local: Parque Ézio Dall’Acqua - Portinho

Evento: vistoria de barco pelo manguezal com os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) com o objetivo de discutir e fomentar possíveis projetos de preservação do ecossistema.

 

Quarta-feira (5) – Dia do Meio Ambiente

Horário: das 8 às 12 horas

Local: entrada do Parque da Cidade

Evento: realização do Dia Verde. Projeto tem como objetivo incentivar a troca de recicláveis por produtos e ainda a campanha “Seu reciclável vale um IPhone”, atividades do programa Recicla Praia Grande.

 

Quinta-feira (6)

Horário: 9 horas

Local: em frente à faixa de areia, próximo ao Rio Itinga

Evento: mutirão de limpeza da praia e no entorno do Rio Itinga, o único rio de Praia Grande que desagua no mar. Ação busca despertar a consciência ambiental quanto ao descarte adequado de resíduos e à preservação do ecossistema.

 

Sexta-feira (7)

Horário: 9 horas

Local: redes sociais da Prefeitura

Evento: lançamento de vídeo do projeto “Jundu Preservado, Futuro Assegurado”.

 

Sábado (8)

Horário: das 8 às 12 horas

Local: espaço da feira confinada, ao lado do Ecoponto Canto do Forte

Evento: edição do projeto Recicle e Brinque – troca de materiais recicláveis para participação de brincadeiras infantis, com o objetivo de conscientização ambiental para a prática da coleta seletiva.