A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com Instituto Baleia Jubarte, lança o Selo do Programa Avistamento Responsável, como forma de estimular as melhores práticas sustentáveis de avistamento de baleias e outros cetáceos, voltado aos profissionais que atuam no segmento náutico da região.
A SETUR tem trabalhado intensamente neste novo produto turístico, que tem atraído um número crescente de visitantes para a cidade durante a temporada de passagem das baleias jubarte pelo canal de São Sebastião, que ocorre nos meses de maio a agosto. A temporada de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião e a expectativa para este ano é grande. As baleias migram anualmente para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas, ideais para acasalamento e nascimento dos filhotes.
Integrando o programa, a SETUR desenvolveu o Selo Avistamento Responsável, que é um reconhecimento para os profissionais do turismo de avistamento que participam de capacitações e oficinas de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos. Após a conclusão da formação, os participantes poderão usar o selo em seus materiais de divulgação. A oficina ocorrerá no dia 3 de junho e para saber mais, acesse https://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N145202417303 .
O Decreto nº 9331/2024, de 3 de maio de 2024, regulamenta o Programa Avistamento Responsável que também tem por finalidade evitar possíveis impactos negativos durante atividade embarcada, inspirar o público e os operadores de turismo para a conservação das baleias, gerar conhecimentos científicos para a observação das espécies e beneficiar positivamente comunidades locais e profissionais marítimos.
Essa atividade turística sustentável e responsável reflete positivamente em todo o Litoral Norte, proporcionando experiências memoráveis para turistas e moradores, além de impulsionar a economia local, gerando empregos e fomentando o comércio e serviços. De acordo com as empresas que trabalham diretamente com avistamento de cetáceos, os anos de 2022 e 2023 superaram as expectativas tanto em procura quanto em vendas, gerando mais de 570 negócios e mais de 70 pessoas por dia em lista de espera, proporcionando uma média de R$180 mil somente em passeios e um incremento de mais de R$ 350 mil para a economia geral do município.
Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620 ou acesse www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/observacao-de-baleias .
Turismo Responsável
A Prefeitura de São Sebastião realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil e o Projeto Baleia Jubarte, considerado o mais importante instituto de preservação e conservação de cetáceos do Brasil reconhecido internacionalmente, além da parceria com o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, promovendo abordagens e entregando folhetos com as normas de avistagem.
São oferecidos também cursos de capacitação aos operadores e feitas instalações de placas, totens e distribuição de materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.
Em junho de 2023, o prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que agora tem sua base no Centro de Informações Turísticas (CIT) da Rua da Praia, com o intuito de que as orientações sejam passadas aos visitantes antes de irem ao mar.
#PraTodosVerem: arte gráfica do Programa Avistamento Responsável com uma imagem de uma baleia jubarte. Fim da descrição.