A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto, Kátia Penteado, coordenou, na tarde desta quinta-feira (23/5), uma mesa-redonda sobre os desafios de gestão de resíduos sólidos urbanos, no 52° Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, sediado em Rio Preto. O objetivo do debate foi encontrar soluções e alternativas sustentáveis, bem como trocar informações sobre a correta disposição final e a fiscalização dos resíduos.
“A destinação final de resíduos é um desafio para os municípios. Em Rio Preto, os resíduos domiciliares passam pelo processo de triagem, que recupera aproximadamente 30% do material, sendo 18% de orgânicos e 12 % de recicláveis. A recuperação possibilita minimizar os impactos ambientais, permitindo a redução de resíduos em aterros e diminuindo a poluição do solo e da água”, declarou a secretária Kátia Penteado.
Para aumentar a eficiência operacional, os resíduos domiciliares são divididos em três lotes, que compreendem as atividades de coleta e transporte. Em usinas de triagem e compostagem, há o carregamento, transporte e processamento. No total, o município descarta por mês 8,9 mil toneladas de rejeito.
Há também os RSS - Resíduos de Serviços de Saúde, que coleta, transporta e destina os resíduos de estabelecimentos públicos de saúde, pequenos geradores particulares e resíduos cemiteriais.
Durante sua apresentação, Kátia Penteado ressaltou a importância da parceria com a Polícia Militar Ambiental, denominada Atividade Delegada. “O objetivo é fiscalizar podas drásticas ou não autorizadas e remoções de árvores. Ele se estende à inspeção do descarte inadequado de lixo doméstico e apoio para o levantamento e diagnóstico das nascentes. O 4º Batalhão de Polícia Ambiental, localizado na cidade, presta serviços a 33 municípios da região.”
Participaram da mesa-redonda Luiz Gustavo Gallo (superintendente da SAEV de Votuporanga - SP), Saulo Rodrigues (diretor de Economia da Abrema), Alberto Claudio de Almeida (diretor-geral do SAAEJ de Jaboticabal - SP), Catherine D’Andrea (secretária municipal de Infraestrutura de Ribeirão Preto -SP) e Adam Sebastião (superintendente substituto da Suest – SP da FUNASA).