O Projeto Longevidade Saudável, executado pela ARA-Associação de Reintegração Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, dia 23, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, um Encontro Especial em comemoração ao mês das mães com atividades e exposição das produções realizadas durante as oficinas. Participaram da ação cerca de 450 pessoas idosas que frequentam os 49 locais onde as atividades do Projeto são realizadas.
Nesta tarde foram realizadas apresentações dos talentos das pessoas idosas como dança, música ao som de violão e voz, poesia, além de dinâmicas e apresentações das oficinas de práticas corporais e dança.
A frequentadora do CRAS São Deocleciano, do CCI e do Projeto, Percilia Coelho, 77 anos, participou do encontro e ressaltou a importância dessas ações para as pessoas idosas. "Nós podemos distrair e ter convivência, encontros assim são maravilhosos para que as pessoas envelheçam com mais saúde e eu quero chegar aos cem anos de idade assim".
O prefeito Edinho Araújo destacou que é essencial momentos como esses que contribuem para a longevidade saudável das pessoas idosas. “O nosso município é muito privilegiado, é uma das melhores cidades para se viver e ações como essa estimulam o envelhecimento ativo das nossas pessoas idosas”, declarou.
O projeto Longevidade Saudável é desenvolvido pela Associação de Reintegração Assistencial - ARA em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI e a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS que realiza oficinas, encontros e atividades que favorecem o envelhecimento saudável e a valorização da pessoa idosa, com o objetivo de promover o protagonismo social e a longevidade ativa da pessoa idosa de São José do Rio Preto. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, através da Destinação Solidária que recebe renúncias fiscais realizadas diretamente nas declarações de imposto de renda e outras doações, e é operacionalizado pela Secretaria de Assistência Social.
O projeto conta com oficina de memória, práticas corporais, artes, inclusão digital, pilates e dança. Ao todo são 1.550 pessoas idosas de São José do Rio Preto atendidas.
Helena Marangoni, Secretária Municipal de Assistência Social destaca que "essa socialização é de suma importância para que se fortaleça os vínculos familiares e comunitários das pessoas idosas do nosso município, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo e saudável".