Após ser totalmente reformada e revitalização, a Estação Ferroviária do distrito de Engenheiro Schmitt será palco de uma grande festa nesta sexta-feira, dia 25 de maio, a partir das 18h, com show de jazz e uma séria de atividades para a população local e para os visitantes.
“A obra vem para destacar a importância do Distrito que tem tudo a ver com a história de Rio Preto. Schmitt possui uma economia aquecida, abriga empresas que levam o nome da região para diversos países e a revitalização ainda preservou a construção com elementos antigos da arquitetura europeia”, disse o prefeito.
Inaugurada em 1924, a estação serviu como parada de passageiros e cargas, mas foi desativada em 1986. Em 2021, o local passou por obras de reforço nas estruturas, pintura e reparos nas áreas afetadas pelas infiltrações. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Jorge Luis de Souza, falou da importância das manutenções constantes para preservar áreas históricas da região. “A entrega das obras de reforma e revitalização mostra o cuidado do Poder Público com nossa história e resgata o mais importante eixo de desenvolvimento do século passado, que são as ferrovias. O local deverá ser ocupado com atividades voltadas a Economia Criativa, com destaque para gastronomia, tornando-se um importante ponto de encontro da população do Distrito, Rio Preto e Região.”.
A estação ferroviária de Schmitt se tornou patrimônio histórico municipal em 2008. O prédio pertence à União, mas foi cedido ao município em 2019.
O secretário de Obras de Rio Preto, Israel Cestari, detalhou que a reforma contemplou a acessibilidade, segurança (com fechamento do entorno), iluminação e mudanças no paisagismo do local. “As características foram mantidas, preservando toda a história do local. Teremos rampas e escadas acessíveis, reforma dos banheiros, troca da cobertura e adequações internas. A parte externa, que abriga o parque, também será contemplada com a obra”, afirmou.
Com pouco mais de 33 mil habitantes, o distrito é conhecido nacionalmente como a capital dos doces artesanais, importante rota de Fé e peregrinação, onde se encontra a Igreja de Santa Apolônia, única nas américas a levar o nome da santa. O subprefeito Jeferson Marascalqui enfatizou a expectativa da população pela entrega da reforma. “Hoje é um dia histórico, um marco para a nossa querida Schmitt. Um ganho para os moradores e para os visitantes. Agradeço o empenho de todas as secretarias, dos vereadores e do prefeito Edinho Araújo, que se esforçaram para a realização destas melhorias que vão, sem dúvida, contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade”, pontuou.
O valor investido na reforma e revitalização foi de R$ 2.248.794,40, com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O terreno possui 4.765.00m² e a área reformada e revitalizada é de 277,82m². As principais melhorias foram: reforma e revitalização do prédio da estação ferroviária; revitalização da praça do entorno; construção de guarita; fechamento e iluminação do local.
A expectativa é de que o espaço ganhe ainda mais destaque com a implantação de novas atividades, fomentando a economia local, seja por meio da gastronomia, da música ou de exposições que poderão ser realizadas na parte externa da estação.
18h- Food trucks, feira de artesanato, visitação guiada pela Estação.
19h- Início da cerimônia oficial da entrega da Estação Ferroviária.
20h- Show com a banda Pulse Machine de Schmitt com repertório de pop rock nacional e internacional.