O superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, apresentou, na tarde desta quarta-feira (21/5), no 52° Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, sediando em Ribeirão Preto, um rol de medidas de inovação que levou Rio Preto ao topo do Ranking Nacional de Saneamento Básico.
Ele destacou, dentro do painel Inovação como Ferramenta para a Universalização dos Serviços de Saneamento Básico, que a elaboração do Plano Diretor de Planejamento Estratégico foi fundamental para alcançar a universalização do fornecimento de água e de esgoto.
“Por meio do planejamento, constituímos os plano de água e de esgoto. Delineamos os objetivos de médio e longo prazo. Construirmos uma ETE e ampliamos a ETA – Palácio das Águas. Além disso, adotamos soluções tecnológicas a fim de aprimorar os serviços prestados."
Nicanor Batista Jr., também destacou o uso de ferramentas, como a telemetria, que disponibiliza em tempo real informações dos poços e reservatórios administrados pela autarquia. No cadastro técnico, o Semae utiliza o ArcGiS para agrupar informações das estruturas de redes de água e esgoto e uso de inteligência artificial no combate a fraudes comerciais e perdas de água.
Marcijane França Veloso, secretária do Sistema de Água e Esgoto de Chapadão do Céu – SANEACÉU de Goiás, coordenou os diálogos. Participaram da mesa-redonda, além de Nicanor Batista, Fuad Moura (superintendente de Projetos Especiais e Novos Negócios da CAESB - Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal), Roberto Sérgio Ribeiro ( vice-presidente da Região Nordeste da AESB) e Rovério Pagotto (gerente de Planejamento e Projetos da Sanasa Campinas).