O programa Recicla Praia Grande inicia uma nova etapa na Cidade. A inauguração do espaço de trocas da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) local, na manhã desta quarta-feira (22), marca a primeira ação deste tipo na sede de uma pasta municipal. Desta forma, munícipes contam com mais um ponto para trocar recicláveis plástico (higienizados e secos) por diversos produtos, neste caso, ligados a área esportiva.
O espaço de trocas do Esporte fica localizado na Rua João Balbino Corrêa, Bairro Tupiry. O atendimento ao público ocorre da seguinte forma: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
“Além de estimular a reciclagem no Município, o programa ainda permite que a população troque seus itens recicláveis por produtos. Para o esporte é motivo de orgulho receber esse espaço”, declarou o secretário de Esportes e Lazer de Praia Grande, José Carlos de Souza.
O apoio da população é considerado de fundamental importância para o sucesso do Recicla Praia Grande. “Este primeiro espaço de trocas é um marco para o programa. Convido todos os moradores para praticar a coleta seletiva e para participar deste programa. Além de colaborar para preservação do meio ambiente, também tem papel relevante na atuação das duas cooperativas de recicláveis do Município”, disse a diretora da Divisão de Arborização e Programas Socioambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, Mariane Laurentino Ferreira.
A coordenadora de projetos da ONG Espaço Urbano, Juliana Danezi, reforçou a meta de incentivar uma mudança de cultura e conduta das pessoas com relação aos resíduos produzidos diariamente. “O objetivo principal desses pontos nas secretarias é trazer o conceito de responsabilidade compartilhada para todos os setores da Prefeitura. Quando destinamos corretamente os resíduos atuamos diretamente na mitigação das mudanças climáticas e, consequentemente, por exemplo, no combate as enchentes”, afirmou.
Cooperativas – Os produtos entregues são destinados para a Coopervida – Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida, e para a Acamar – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis. Desta forma, cerca de 100 famílias que atuam nesses dois locais são diretamente beneficiadas, inclusive, financeiramente, já que a tendência é de aumento da quantidade de materiais para reciclar.
Produtos - Confira a lista de produtos que estarão disponíveis no espaço de trocas do Esporte e a quantidade de moedas necessárias (1 quilo de reciclável equivale a 1 moeda humanitária) para efetuar a troca:
Squeeze – 6 moedas
Bolsa térmica – 76 moedas
Boné – 44 moedas
Bola de futebol pequena – 6 moedas
Prancha de surfe – 138 moedas
Touca de natação – 34 moedas
Bambolê – 5 moedas
Bola – 32 moedas
Recicla Praia Grande - O programa realizado pela ONG Espaço Urbano, patrocinado pelo Movimento Plástico Transforma e Rede pela Circularidade do Plástico, ocorre em parceria com a Prefeitura de Praia Grande. A ação ocorre através da Lei Complementar N°968, que instituiu Programa Recicla PG.