Cidades Rio Preto - SP
Rio Preto é destaque nacional em encontro da Assistência Social
Experiência da Vigilância Socioassistencial do município foi compartilhada em evento com mais de 800 participantes
17/05/2024 17h42
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São José do Rio Preto foi reconhecida como destaque nacional no Encontro dos Gestores de Assistência Social da Região Sudeste do Brasil, realizado em Vitória, Espírito Santo, nos dias 16 e 17/5.

A experiência do município de Rio Preto na Vigilância Socioassistencial foi escolhida como exemplo de boas práticas. Na oportunidade, a secretária municipal de Assistência Social, Helena Marangoni, compartilhou o relato dessa experiência bem-sucedida com os mais de 800 participantes presentes no evento.

“Ser reconhecido em um evento dessa magnitude é uma prova do trabalho sério e dedicado de toda a equipe da Semas. Este reconhecimento reforça nosso compromisso em continuar desenvolvendo e implementando políticas públicas eficazes e inovadoras que atendam de forma eficiente às demandas da nossa comunidade”, destacou Helena Marangoni.

Esse foi o 24° Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da região Sudeste. O evento, que é realizado anualmente, teve como tema central “O Sistema Único de Assistência Social e as diversidades socioterritoriais: novas estratégias dos entes federados na superação das desproteções sociais e das violações de direitos”.

Na ocasião, os participantes puderam discutir e compartilhar práticas, desafios e inovações na área de assistência social. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e formular propostas para o avanço da Política de Assistência Social, assim como sua reconstrução no país e na região Sudeste.

Vigilância Socioassistencial

O papel estratégico da Vigilância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se dá através das análises de dados sobre a incidência de situações de vulnerabilidades e riscos dos territórios, permitindo refletir sobre a proteção e desproteção presentes nas regiões, além de estimar a demanda potencial para os serviços permitindo um melhor planejamento de ações preventivas, protetiva e proativas às famílias. A partir da identificação das necessidades do território, os profissionais que atuam na Política de Assistência Social podem formular estratégias com vistas à proteção social, defesa de direitos e melhoria da qualidade de vida da população.

Foto:Thayla Azevedo/Secretaria de Assistência Social