A Semana de Enfermagem de Praia Grande foi encerrada nesta sexta-feira (13) com muita animação e homenagens aos profissionais de saúde. O tema deste ano foi “Enfermagem: o Pulsar do Cuidado” e marcou uma série de atividades que aconteceram ao longo da semana, culminando com um evento especial no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
O evento principal foi dividido em dois (manhã e tarde), para não prejudicar o atendimento nas unidades do Município, e contou com homenagens que buscaram valorizar e reconhecer a importância dos profissionais de enfermagem para a Saúde. A enfermeira Marcella Venina de Sousa, estudante de Psicologia e especialista em desenvolvimento de pessoas, realizou uma palestra motivacional para manter a chama da enfermagem acesa em cada profissional. A programação contou ainda com sorteio de brindes e coffee break.
“Com essa temática do pulsar do cuidado, a gente busca fazer uma reflexão do nosso propósito na enfermagem, provocando em cada um aquilo que nos move e que faz nosso coração pulsar na enfermagem. Buscamos também evidenciar o tamanho e importância de nossa categoria, que representa um grande coração de força na saúde de todos”, explica a diretora da Divisão de Enfermagem da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, Giselly Prates.
A enfermeira Noemi Pimentel Dias dos Santos, da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Guilhermina, declarou todo o seu amor pela profissão e a relação intrínseca da mesma com sua vida. “O que me levou a ser enfermeira foi um processo de construção de que eu poderia fazer o melhor para outra pessoa. Minha saúde sempre foi debilitada e sempre fui muito bem cuidada por profissionais enfermeiros, então, eu queria ser enfermeira quando crescesse. Foi esse exemplo que me levou a ser enfermeira, a profissão que eu amo”.
Capacitação –Além do evento de encerramento, a Semana da Enfermagem contou com inúmeras capacitações que reuniram 150 profissionais de enfermagem na Sala de Treinamento da Seduc. Foram abordados temas como tuberculose e protocolo de atendimento, principais ocorrências na urgência e emergência, segurança no trabalho e testes rápidos e prevenção de HIV.
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, a Semana de Enfermagem é um importante momento de confraternização e aprendizado. “A enfermagem é uma das maiores e mais importantes categorias da saúde pública. Nós temos no Município enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todos os níveis de Atenção à Saúde e na gestão. E esse momento é fundamental para que os trabalhadores de diversos setores se encontrem e participem das atividades”.
Dados –Praia Grande conta, atualmente, com 694 profissionais de enfermagem na rede Atenção Básica, Especialidades e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, sendo: 208 enfermeiros, 86 técnicos de enfermagem e 400 auxiliares. Já no Complexo Hospitalar Irmã Dulce, composto pelo Hospital Municipal Irmã Dulce, Pronto-Socorro Central, UPA Samambaia e Nefro PG, são mais 965 profissionais de enfermagem, divididos em: 192 enfermeiros, 549 técnicos de enfermagem e 215 auxiliares, oito coordenadores e um gerente. Ao todo, a rede pública de Praia Grande conta com 1.659 profissionais da área.