Desde o último dia 4 de dezembro, São Sebastião já está operando o sistema de comunicação Cell Broadcast, batizado de Defesa Civil Alerta. O município foi o único do Estado a realizar o teste piloto do sistema no dia 10 de agosto.
Este sistema é capaz de fazer o envio de alertas de emergência no celular da população que usa tecnologia 4G e 5G, sobrepondo a tela do aparelho com mensagem de risco que só é apagada após ser lida.
O ‘Defesa Civil Alerta’ tem por objetivo, avisar e orientar a população que esteja em locais com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O aviso é disparado antecedência a população de forma que os moradores possam sair de locais críticos.
Mensagens em várias frentes
Além do sistema Cell Broadcast, outra ferramenta a ser usada pelas Defesa Civil de São Sebastião é por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos(Idap), a tradicional mensagem que chega por meio de várias frentes para manter a população informada em caso de risco de desastre.
A partir do cadastro do município no Idap, a Defesa Civil pode enviar alertas por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura, Google Alertas Públicos e WhatsApp. A plataforma centraliza, organiza as informações de alerta e qualifica o envio de recomendações de proteção e preparação para a população.
Para se cadastrar no serviço de alertas por SMS, os interessados devem enviar uma mensagem com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199.
Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.
O município foi um entre os 16 de todo o Estado escolhidos para participar da capacitação e emitir esses alertas, permitindo que eles sejam mais personalizados e focados nas áreas e necessidades do município já que, atualmente, esses alertas eram apenas pela Defesa Civil Estadual e, agora, poderão sem enviados pelo próprio município.
Informações pelo Waze
O município também terá à disposição uma ferramenta para avisar os munícipes e turistas sobre as condições das vias públicas no caso de emergência climática como alagamento e escorregamento de terra. Ela será possível por meio de uma parceria entre o Estado e o Waze no sentido de o aplicativo informar as localidades afetadas e que devem ser evitadas pelos usuários, bem como apontando alternativas mais seguras.
A previsão da Defesa Civil é que este sistema comece a operar já nesta temporada de verão, considerado o período mais chuvoso. A orientação é que a população siga todas orientações passadas pelos diversos sistemas a serem adotadas e já implantados para evitar riscos desnecessários.