Educação São Sebastião - SP
Alunos de São Sebastião são certificados como radioamadores pela Defesa Civil SP
Estudantes da rede municipal de ensino receberam os certificados da Formação Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER). A capacitação foi...
16/12/2024 15h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

Estudantes da rede municipal de ensino receberam os certificados da Formação Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER). A capacitação foi realizada pela parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), e Divisão de Gestão de Desastres da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O evento celebra a conclusão do projeto que capacitou 55 alunos das Escolas Municipais Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Una; Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy; e Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga, como radioamadores.

A formação teve como principal objetivo preparar os participantes para operar rádios em situações de emergência, desenvolvendo habilidades essenciais para agir em momentos críticos e fortalecer a comunicação e a segurança da comunidade.

Os novos radioamadores certificados terão um papel estratégico em ações de emergência, reforçando a importância dessa qualificação na construção de uma rede de apoio em situações adversas, como a tragédia que aconteceu em fevereiro de 2023 e deixou diversos bairros da Costa Sul sem comunicação.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fala sobre a importância da iniciativa: “O radioamador é fundamental, a comunicação transpõe barreiras e com o radioamador a gente transpõe adversidades. Por isso, nós estamos capacitando agora alunos voluntários para operações desses rádios e momentos mais críticos onde emergências climáticas provoquem desastres.”

A estudante Lohana Valentini, de 15 anos, da EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, relaciona sua vivência na tragédia e na formação. “Eu presenciei a situação de emergência, então estar lá, numa simulação do que fazer em uma emergência é uma experiência diferente e interessante. Eu pretendo aprofundar nos aprendizados de radioamador.”

“Este é um projeto piloto e inovador que não existe em lugar nenhum, e nós aceitamos o desafio e nossos alunos fizeram sucesso durante todo o percurso da capacitação. Isso é acreditar no jovem, no seu potencial e valorizar o protagonismo juvenil.”, comenta a Secretária da Educação, Marta Braz.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momento da entrega de certificados da Formação Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) no Auditório da SEDUC. Fim da descrição.