A organização do 12º Campeonato Lisfuts inovou o sistema de trabalho da arbitragem de futsal neste ano, após anunciar o vídeo suporte, que revisa os lances durante as partidas da competição. Este novo recurso tecnológico tem sido um grande avanço para a arbitragem durante as partidas. São Sebastião é a primeira cidade da região a possuir o sistema.
Ao contrário do que muitos estão acostumados a ver no futebol, na Liga Sebastianense de Futsal (Lisfuts) não há um árbitro de vídeo dedicado. Em vez disso, um monitor com função de replay está posicionado na beira da quadra, permitindo revisões instantâneas.
Quando necessário, os árbitros podem se dirigir ao monitor para revisar as jogadas. Cada equipe tem o direito de solicitar um desafio por período. Se o desafio for validado, a equipe mantém seu direito de pedir uma revisão; caso contrário, perde o desafio para aquele período.
Os desafios podem ser solicitados nos seguintes casos: possível agressão, gol ou não gol, possível pênalti e revisão de tempo e possível sexta falta (tiro livre direto).
Jessé Gomes, presidente da Lisfuts, destacou que a liga é pioneira no Brasil na implementação dessa tecnologia.
“Atualmente, apenas a Liga Nacional de Futsal utiliza o vídeo suporte, e mesmo assim, apenas em jogos decisivos. Nós inovamos mais uma vez. A cada rodada, estamos aprimorando e evoluindo, e, dessa forma, crescemos juntos enquanto modalidade”, afirmou.
Henrique Angelo, que é árbitro da Liga Nacional de Futsal e atuou na final da Liga Nacional em 2023, entre Atlântico e Joinville, tem vasta experiência dentro das quadras e traz uma visão estratégica sobre como essa inovação pode beneficiar a competição.
“A Lisfuts, organizadora do campeonato, se destaca como pioneira no uso dessa tecnologia no Estado de São Paulo. Nenhuma outra liga ou competição na região adotou o vídeo suporte como recurso para análise das decisões dos árbitros, colocando a Lisfuts à frente nesse sentido. A Liga Nacional, a maior competição do país, também foi a primeira a implementar esse sistema, e agora a Liga leva esse modelo para o 12º Campeonato Lisfuts, contribuindo para a evolução do futsal”, disse.
O Campeonato
Na categoria Adulto, são 13 equipes filiadas. O confronto será todos contra todos na primeira fase e a partir das quartas de final, semifinal e final, se persistir o empate, decisão por pênaltis direto com cinco cobranças.
O campeonato está na reta final da primeira fase e entrou na 11ª rodada e, nesta sexta-feira (22), as equipes continuam na briga pela classificação em jogos na Arena Amaro Buarque Sampaio, no bairro Topolândia, a partir das 20h.
O campeonato conta com transmissão ao vivo no canal do YouTube da MDD Sports: https://www.youtube.com/channel/UCuqUr5Q6r6trn8C_LCOZvIA/videos .
Sub-18
Já no sub-18, são 12 equipes inscritas com dois grupos. Classificam os dois melhores de cada grupo. 1º do A x 2º do B e o 1º do B x 2º do A. Em caso de empate, penalidades, com 5 cobranças.
Grupo A:Tuka Bike, Vila Amélia, Fire Roots, Unidos da Quebrada, Santa Cruz e Paraibuna.
Grupo B:União Futsal, Real Madri, Panda Futsal, A.E. Caiçara, Os Amigos e Leões.
#PraTodosVerem: imagens de árbitros utilizando o vídeo suporte durante partidas do 12º Campeonato Lisfuts. Fim da descrição.