“A chamada geração Z [nascidos entre 1997 e 2012] traz muitos conceitos novos. Para que exista um melhor diálogo, é importante haver contato com as demandas imediatas do mercado de trabalho. É uma troca necessária para ouvir a demanda desses que serão os futuros trabalhadores, o mercado e as empresas”, analisa Aline Castiatore, promotora do Sest-Senat.
A divulgadora de serviços e oportunidades ofertadas pela instituição faz parte da equipe que participou nesta terça-feira, 19 de novembro, das atividades da 1ª Semana de Profissões, realizada pela Secretaria do Trabalho e Emprego.
Parceira da ação, o Sest-Senat marcou presença levando informações sobre as centenas de cursos, presenciais e online, realizados pela entidade para toda a comunidade e também sobre a infraestrutura disponível ao público de Rio Preto.
“Trouxemos cerca de 30 jovens do nosso programa Jovem Aprendiz para participarem da palestra sobre tecnologia, justamente para considerarem as oportunidades de carreira e futuro”, acrescentou.
A palestra foi ministrada pelo engenheiro de computação Bruno Venâncio, que falou sobre as evoluções do mercado de tecnologia nos últimos cinco anos.
Quem passou pelo stand do Sest-Senat pôde ainda participar de duas vivências sobre trânsito responsável. Uma numa caixa de espelho que testa coordenação motora fina e outra com óculos de realidade virtual que testa equilíbrio.
Quem também participou deste segundo dia da Semana de Profissões foi o psicólogo e psicanalista Gustavo Ramiro, representante do Conselho Regional de Psicologia.
“A psicologia se ocupa do humano, uma profissão que busca alcançar a humanidade e a sensibilidade das pessoas, inclusive considerando aspectos de raça, gênero e classe. Tocar naquilo que é difícil de falar e escutar, que se fez tão necessário a partir do período pandêmico”, compartilhou.
No stand, informações sobre a função e os serviços do Conselho, a apresentação da psicologia na prática e as possiblidades de atuação.
A Semana de Profissões continua até sábado, 23 de novembro, com atividade diversas e gratuitas.
Nas áreas de stands, das 9h às 16h, é possível aprender conversar sobre profissões nas áreas de Tecnologia e Inovação, Contabilidade, Hotelaria, Serviços Autônomos, Educação, Transporte, Recuperação de crédito, Recursos Humanos, Direito.
Além disso, seis palestras vocacionais e oportunidades de futuro acontecem nos próximos dias. Confira a seguir a programação a seguir.
O acesso ao evento é gratuito e livre, no Centro de Formação Profissional e Emprego, na avenida Mirassolândia, 1775.
Escolas, empresas e demais instituições interessadas em levar grupos podem fazê-lo de forma espontânea ou informando a Secretaria do Trabalho e Emprego pelo telefone 3211-4950.