Cidades Rio Preto - SP
CRAS Santo Antônio realiza ação para promover a autoestima
Atividade busca resgatar a autoestima de mulheres atendidas no Programa Primeira Infância no SUAS
19/11/2024 17h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Antônio realizou nesta segunda-feira, 18/11, uma ação para promover a valorização de mulheres atendidas pelo Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A oficina “Beleza de Dentro Pra Fora” foi desenvolvida por integrantes do curso de maquiagem do Senac de Rio Preto.

O objetivo da ação foi resgatar a autoconfiança dessas mulheres, por meio da atividade prática, trazendo experiências que incentivam o autocuidado, desenvolvem a autoestima e o respeito a si próprio, melhorando a qualidade de vida. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, essas ações estimulam e desenvolvem potencialidades para a valorização feminina, fortalecendo a confiança e propiciando vivências para o alcance da autonomia e protagonismo social. “Muitas mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e que enfrentam desafios cotidianos no contexto familiar e social, podem se sentir distantes de uma realidade que as valorizam, assim incluímos atividades que promovem o seu próprio potencial, que ampliam o universo informacional, que reconhecem e valorizam as experiências vividas e que estimulam o desenvolvimento de novos projetos de vida”, concluiu a secretária.

Programa Primeira Infância no SUAS

O Programa Primeira Infância no SUAS tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida, com foco em ações que beneficiem tanto os pequenos quanto suas famílias. 

O serviço busca estabelecer atividades reflexivas direcionadas ao fortalecimento de vínculos e orientação sobre o cuidado com a criança pequena. Neste sentido, a finalidade é trabalhar a importância do afeto e da proteção como forma de prevenir agravos que podem impactar diretamente na formação da criança para a vida adulta.