Cidades Praia Grande - SP
Guarda Ambiental de Praia Grande promove treinamento para corporação de Mongaguá
Alunos passaram por aulas práticas e teóricas
18/11/2024 14h59
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP

A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o Setor Ambiental (Sepam) da Guarda Municipal da Cidade, finalizou na última quinta-feira (14) um treinamento para guardas municipais da cidade de Mongaguá. A corporação da cidade vizinha vai implementar em breve um grupamento ambiental e, por isso, procurou a equipe de Praia Grande, que é referência nesse tipo de atividade para aperfeiçoar as técnicas na área.

 

De acordo com o inspetor-chefe do Setor Ambiental (Sepam), Fábio Barbatano Marques, os alunos iniciaram o treinamento teórico e prático no dia 08 de novembro, com noções da legislação ambiental aplicada, zoneamento municipal e plano de manejo das Unidades de Conservação. Já as aulas práticas consistiram em saídas de campo com embarcação, empregando fiscalização em rios, incursões em áreas de mata para identificação dos ecossistemas associados à mata atlântica, além de técnicas de contenção e manejo de fauna silvestre, esta última em parceria com a Aiuká Consultoria Ambiental, empresa parceira do Setor de Proteção Ambiental e que atende emergencialmente cerca de 80% dos animais resgatados no Município.

 

Outras cidades já procuraram o grupamento ao longo dos últimos anos para receber treinamentos específicos na área ambiental. “Para nós é uma honra servir de referência e contribuir de alguma forma. Compartilhamos do mesmo bioma e conhecer aquilo que se propõe a defender é fundamental para darmos o primeiro passo. Os passos seguintes acontecem de acordo com a realidade e os desafios de cada local”.

 

Atuações – A Guarda Ambiental de Praia Grande atua na Cidade com um trabalho representantivo na preservação do Meio Ambiente. O grupamento tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação da Cidade, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços.

 

A utilização da tecnologia é um diferencial da corporação praia-grandense, incluindo ações com drones e o acompanhamento de imagens geradas por satélites, o que torna o trabalho mais preciso e eficiente. Além disso, realiza importantes ações de resgate de animais silvestres.