Cidades Praia Grande - SP
Ceas Mulher é referência no atendimento ao público feminino em Praia Grande
Equipe especializada atua na prevenção e diagnóstico de câncer de mama e colo de útero
23/10/2024 21h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP

 

 

O Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher de Praia Grande é referência no atendimento ao público feminino. Localizado no Bairro Caiçara, o equipamento municipal funciona como uma rede de apoio à saúde das mulheres, com atendimento humanizado e equipe especializada em diversas áreas. O serviço é fundamental na prevenção, diagnóstico e encaminhamento de pacientes com lesões precursoras de câncer de útero e de mama.

 

O Ceas Mulher conta com uma equipe multiprofissional, que envolve ginecologistas, mastologistas, psicóloga, assistente social, nutricionista, além dos profissionais de enfermagem e administrativo. A unidade atende ainda gestantes de risco, realiza aconselhamento em atenção ao planejamento familiar, encaminhamento para cirurgia de laqueadura e vasectomia, colocação de DIU e de implanon (implantes de contraceptivo subdérmico), avaliação cirúrgica ginecológica, acompanhamento de exames e alguns tipos de biópsia. Campanhas de conscientização e educativas para o público feminino também são realizadas ao longo do ano e intensificadas durante o Outubro Rosa.

 

Por ser referência no atendimento relacionado à mama e colo de útero, o Ceas Mulher recebe as pacientes encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas) para a realização de um acompanhamento mais específico.

 

“A paciente vem das unidades com exames da rotina que precisam de complemento, como, por exemplo, preventivo (Papanicolau), em que é feita aqui a vulvoscopia ou a colposcopia com biópsia para o diagnóstico de lesões precursoras ou câncer em estágio inicial. Já o mastologista avalia e também solicita exames de mamografia e ultrassom de mama e faz a confirmação do diagnóstico por meio da biópsia”, explica a enfermeira do Ceas Mulher, Fernanda Muniz.

 

“Caso o diagnóstico seja positivo para câncer, a paciente atendida no Ceas já retorna conosco e é encaminhada para realizar o tratamento junto ao serviço de oncologia de referência do Governo do Estado, denominado Rede Hebe Camargo”, complementa o ginecologista e diretor técnico do Ceas, Antonio Alberto Demartini Manzan.

 

O mastologista do Ceas, Fabiano Kimus, enfatiza a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. “Lesões iniciais de câncer de mama, em geral, tumores menores que dois centímetros, chegam até a 90% de chance de cura. Ou seja, uma doença que, diagnosticada no início, tem altas chances de melhora. Em muitas vezes pode até pegar uma lesão tão inicial que nem chega a se formar o câncer de mama e a gente consegue abordar isso de forma inicial, sem que a paciente necessite de quimioterapia, por exemplo. Por isso, o rastreio do câncer de mama é fundamental, para evitar cirurgias maiores, melhorar o tratamento e promover a cura com mais facilidade”, afirma.

 

Planejamento familiar –A unidade também realiza serviços relacionados ao planejamento reprodutivo/familiar. No local ocorre a inserção e retirada de DIU (dispositivo intrauterino), aplicação do implanon (conforme protocolo e avaliação da equipe), bem como a avaliação cirúrgica para as mulheres para a realização de laqueadura, um método definitivo para não mais engravidar, e a vasectomia para os homens. “No Ceas Mulher o paciente passa por uma avaliação multiprofissional da nossa equipe, que contempla consulta médica e avaliação psicossocial”, afirma a enfermeira Fernanda.

 

Os profissionais da unidade realizam ainda palestras explicativas sobre os métodos contraceptivos e tiram dúvidas na sala de espera, tudo para que os pacientes tenham claro cada método e suas consequências. “Nós esclarecemos como são feitos os procedimentos, reforçamos aqueles que são definitivos, questionamos bastante o desejo da pessoa, pois ela tem que ter muita certeza para essa decisão. E no caso do DIU, nós orientamos sobre o método, as vantagens, o acompanhamento e as adaptações que a mulher precisará ter nos três primeiros meses, porque sempre fica muita dúvida e aproveitamos para orientar”, destaca a enfermeira Fernanda.

 

Pré-Natal de risco –O Ceas Mulher desenvolve ainda todo o acompanhamento de pré-natal de risco, com ginecologistas que atendem as gestantes que precisam de maiores cuidados. Os casos de maior complexidade são encaminhados para atendimento no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, ou no Ambulatório Médico de Especialidades do Estado (AME) de Praia Grande.

 

Em parceria com o Ceas Mulher, a central telefônica Acolhe PG (162, opção 3) acompanha casos de pré-natal de maior risco, garantindo que as gestantes não percam as consultas na rede municipal e também no Hospital Guilherme Álvaro. Caso a gestante falte, a equipe do Acolhe PG remarca para o mais breve possível e avisa a paciente.

 

Outubro Rosa nas Usafas –As 31 Usafas estão intensificando neste mês o atendimento ao público feminino, com a ampliação da oferta da coleta de preventivo (Papanicolau) e da avaliação para encaminhamento e agendamento de exames de mamografia. Também estão ocorrendo ao longo do mês palestras de orientação sobre a saúde da mulher na sala de espera das unidades.

 

No último sábado (19), as 31 Usafas abriram as portas para o público feminino. Foram realizados cerca de 3 mil atendimentos, com mais de 1100 coletas de exame preventivo (Papanicolau), 500 avaliações e solicitações de mamografia, com encaminhamento e agendamento, além de mais de 700 consultas médicas e 400 aplicações de vacinas. Em algumas unidades foram oferecidas práticas de auriculoterapia, massagem, escalda-pés, serviços de manicure, ensaio fotográfico, trabalhos de grupo, entre outros cuidados e mimos para as mulheres. Como previsto, também foram feitas atualizações de cadastro da Usafa e de informações das famílias que recebem Bolsa Família.