O projeto socialBest Way(Melhor Caminho, em inglês), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), executa um trabalho utilizando o esporte como ferramenta social e com intuito de ensinar jiu-jitsu para mais de 100 alunos, a maioria crianças e adolescentes. A sede principal do projeto fica no bairro Itatinga, na região central, e existe outras duas filiais, uma na Enseada, na Costa Norte do município, e outra, em Barequeçaba.
No mês de setembro, o projeto completou seis anos e há duas semanas iniciou os trabalhos em uma nova filial no bairro Barequeçaba. Com três polos, o projeto passou a atender mais alunos e dar a oportunidade para muitas pessoas que tinham o interesse em aprender jiu-jitsu.
O idealizador da iniciativa é Jovane Ribeiro, que trabalha com os professores faixa-preta Felipe Moniz, Luciano Silva, Nivaldo dos Santos e Vitor Motta e ensinam as técnicas da arte marcial milenar originária no Japão.
Para se inscrever os interessados precisam preencher o formulário on-line, no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSlLBtJGLzYEcozMlDLfvuw0GJH4Rp0eUoFNUbkm0xSgHSnw/viewform .
No Itatinga, as aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 19h30 até às 20h30, para as turmas de 4 a 10 anos e de 10 a 16 anos; das 20h30 às 22h as aulas são direcionadas para a turma de adultos.
Já na Enseada, as aulas para os jovens, a partir de 4 anos, são de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 20h30; entre às 20h30 e 22h as aulas são para alunos com mais de 12 anos de idade.
Já na nova sede, em Barequeçaba, as aulas são nas terças-feiras, das 18h20 às 19h30 e aos sábados, das 16h até às 17h30. O professor Felipe Moniz destaca que essas aulas na escola é um início de uma bela história. “Essa é a primeira escola com jiu-jitsu no contraturno e queremos que essa ideia se propague a cada dia para outras escolas do município”, completou.
Segundo o fundador do projeto, o objetivo é transformar vidas de maneira positiva, buscando a inclusão social por meio de iniciativas esportivas e educacionais com o jiu-jitsu.
“Desejamos sempre realizar um intercâmbio social e a solidariedade através desse esporte apaixonante. Sabemos que o esporte é um mecanismo para o desenvolvimento psicofísico social da criança. Realizamos a orientação com acompanhamento técnico e oferecemos toda a estrutura necessária para estes jovens evoluírem como pessoa”, explicou Jovane Ribeiro.
Além disso, o ProjetoBest Wayvem apoiando e desenvolvendo ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano, através de ações esportivas educacionais e culturais, visando à prevenção do sedentarismo, evasão escolar e o resgate de vulneráveis sociais no âmbito de jovens e crianças.
As aulas são realizadas no espaço localizado na rua Benedito Pedro dos Santos, 310, no Itatinga; Camões Couto, Avenida Magalhães, 364, na Enseada; e, na Escola Municipal de Barequeçaba, localizada na Alameda dos Eucaliptos, 302.
Os interessados em patrocinar oBest Way podem acessar o site do projeto e os perfis oficiais nas redes sociais: https://tinyurl.com/776y62v9 .
#PraTodosVerem: imagens das aulas de jiu-jitsu do projeto social ‘Best Way’. Fim da descrição.