Turismo São Sebastião - SP
Festival Feira da Alegria promove economia criativa e solidária na Praça Pôr do Sol
No dia 19 de outubro, o bairro Boiçucanga será palco da 6ª edição do Festival Feira da Alegria. A ação, que conta com a parceria da Prefeitura de S...
11/10/2024 15h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

No dia 19 de outubro, o bairro Boiçucanga será palco da 6ª edição do Festival Feira da Alegria. A ação, que conta com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR), já se tornou uma tradição na região e visa promover a transformação das comunidades por meio da economia criativa, economia solidária e cooperativismo, oferecendo uma nova perspectiva de desenvolvimento local e social.

A Feira ocorrerá das 10h às 22h, na Praça Pôr do Sol, com uma programação diversificada e voltada para todos os públicos, contando com uma série de atrações artísticas e culturais que prometem agitar o dia. Entre as atividades confirmadas estão oficinas de dança e grafite-estêncil, bandas de diversos estilos musicais, apresentações circenses e atrações especiais para as crianças.

Um destaque especial desta edição é o elo estabelecido entre o festival e o curso de capacitação em Economia Solidária que está sendo realizado em parceria com a Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila). O curso busca empoderar os moradores locais, proporcionando-lhes ferramentas para desenvolverem atividades cooperativas e sustentáveis, alinhadas aos princípios da economia solidária.

O Festival Feira da Alegria não apenas celebra essas iniciativas, mas também cria um espaço de conexão entre a formação teórica e as oportunidades práticas, fortalecendo ainda mais o impacto na comunidade.

O evento busca, em sua essência, ser mais do que um evento cultural: ele pretende transformar a realidade local ao incentivar práticas de cooperação, economia solidária e o uso do potencial criativo da comunidade como ferramenta de mudança. Com essa missão, o festival abre espaço para artistas, artesãos, cooperativas e empreendedores locais, criando uma rede de colaboração e apoio mútuo que fortalece a economia da cidade.

Confira a programação:

Palco Mar

10h – Yoga ao ar livre com @yogaparatodes

11h – Oficina de Grafite/Stêncil com @sylvioayala

13h – Música Brasil com @weliton.tarelho

14h30 – Festival Abrecordas com @coletivomarinarte @gabrielloyola2279 @marilia_marra @bandaviesideologico @clarenaoficial

17h – Sarau Azul com Sônia Lopes (@sarauazul)

18h30 – Vivência de Capoeira Angola com Escola Raiz Negra de Capoeira Angola (@raiznegra_sahy @raiznegra_boicucanga)

20h – Auto do Bumba-meu-boi – Grupo Cupuaçu @grupocupu

Palco Concha

13h - Atividade lúdica para crianças e responsáveis com @serenalira

15h - Coral Indígena da Aldeia Rio Silveira @aldeiaguaraniriosilveira

16h - Oficina de pipas com @gusmazini

18h – Oficina a confirmar

Apresentação e poesias com @arildo_correia_lima (poetricista) e @sylvioayala

 

#PraTodosVerem: sequência de imagens da edição passada do Festival Feira da Alegria. Fim da descrição.