Cidades Rio Preto - SP
Vacina Oral Poliomielite (“gotinha”) deixa de der utilizada no Brasil
A partir de novembro, somente a Vacina Inativa Poliomielite – VIP – fará parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS
30/09/2024 12h08
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A partir desta segunda-feira, 30/9, a Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida popularmente como "gotinha", deixa de ser utilizada no Brasil. Em São José do Rio Preto, as doses remanescentes já estão sendo recolhidas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem enviadas ao Ministério da Saúde. 

No lugar da VOP, o público-alvo receberá, a partir de 4/11, a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável. De acordo com o Ministério da Saúde, essa mudança visa tornar o esquema vacinal contra a poliomielite mais seguro, seguindo recomendações internacionais.

“A vacina VOP foi muito importante para termos eliminado essa doença do Brasil. O último caso no país foi em 1989, mas é uma vacina de vírus vivo, então existem cuidados, pois uma pessoa imunossuprimida pode apresentar manifestações parecidas com a polimielite pelo vírus vacinal, caso receba essa dose. Essa vacina cumpriu o seu papel dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e agora vamos utilizar uma vacina injetável, que é mais segura por ser produzida a partir de vírus inativados", explica a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Rio Preto, Michela Barcelos.

Como fica o Calendário de Vacinação?

A vacina injetável faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS, com esquema vacinal de três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida. Já a gotinha era utilizada nas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos. A partir de novembro, as doses de reforço também serão feitas com a vacina VIP.

Mesmo com a mudança, as crianças que completarem 15 meses ou 4 anos no mês de outubro devem comparecer normalmente às salas de vacina para receberem outros imunizantes do calendário de vacinação.  “Vamos deixar agendado o retorno para novembro só para a VIP". 

Cobertura Vacinal em Rio Preto

Em Rio Preto, a cobertura vacinal contra a poliomielite está em torno de 98%, acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 95%. 

As vacinas são aplicadas nas 29 UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o atendimento é estendido até as 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até as 19h.

Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identificação da criança e carteira de vacinação.